Teve início nesta segunda-feira (9), a primeira etapa de vacinação contra o HPV no município de Santa Maria. Nesta segunda-feira, a imunização foi direcionada para as estudantes das escolas municipais Intendente Manoel Ribas e Zenir Aita. Nessa terça-feira (10), as ações são dirigidas às alunas das escolas municipais Lidovino Fanton, da Vila Bela União e a escola Professora Hylda Vasconcellos, do Bairro Itararé. Na quarta-feira, dia 11 de março, as equipes da Secretaria de Município da Saúde estarão aplicando a vacina na escola municipal Dom Luiz Victor Sartori e na Aldeia Indígenas Kaigang.
A imunização tem o objetivo de prevenir o câncer de colo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade provocada pela doença. Especialistas do Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações esclarecem que a vacina, já utilizada em diversos países, é segura e eficaz na prevenção e não são relatados efeitos adversos graves.
Segundo sites especializados, como o Minha Vida, “a duração da imunidade conferida pela vacina do HPV ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2007. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção”.
A Secretaria de Saúde de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, informa que a campanha será realizada junto às escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. A meta é imunizar 5.489 meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade. A dose da vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns do HPV.
Fonte: Assessoria da Prefeitura.