Os ônibus do transporte coletivo municipal começaram a ser equipados com o dispositivo de identificação facial. Ao todo 230 carros do Sistema Municipal Integrado(SIM) utilizarão o equipamento de identificação biométrica.A empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos é de Minas Gerais.
Conforme Cristiano da Silva Andretta, gerente operacional do Sistema Integrado Municipal, isso facilitará o combate de fraudes. “Além de combater as fraudes, o importante é que teremos números mais precisos. Saberemos quem são e até quais os perfis dos usuários do sistema”, relata Andretta.
A data prevista para o funcionamento do novo equipamento está prevista para janeiro de 2016. De acordo com o Decreto Executivo Nº 87/2015, assinado em 16 de setembro, pelo prefeito Cezar Schirmer, as empresas que fazem parte da Associação dos Transportadores Urbanos(ATU) teriam o prazo de 120 dias para que seus veículos fossem equipados com este dispositivo.
As pessoas devem realizar o cadastramento na sede da ATU- que lançará uma campanha de convocação dos usuários do SIM. O registro permite que no momento do pagamento da passagem-via cartão com foto- o dispositivo integrado ao leitor de cartão seja acionado e faça o reconhecimento facial do passageiro. O horário de funcionamento da associação é das 08h30 às 16h, de segunda à sexta-feira.