Amamentar é uma condição natural da mulher. Esse processo é importante, pois os nutrientes contidos no leite materno ajudam no desenvolvimento do bebê, e também, na vida adulta do ser humano. Com o intuito de informar e tirar dúvidas a respeito do assunto, em 1992 foi criada a Campanha Mundial do Aleitamento Materno.
A campanha, que se ramificou no mundo inteiro, começou a ser promovida em Santa Maria desde 2013 pelo curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano, como explica a professora do curso, Franceliane Jobim Benedetti. A campanha local começou com o curso de Nutrição, e agora, conta também, com o curso de Enfermagem Unifra.
Embora a campanha mundial siga até domingo, aqui ocorreu nas tardes desta terça-feira, no Monet Plaza Shoping, e desta quarta-feira, no conjunto III da Unifra. Nos dois dias as pessoas foram convidadas a escrever frases que representam o aleitamento materno. Depois, os participantes tiraram fotos em uma cabine com as frases, expostas em um varal, para que outras pessoas pudessem observar e refletir sobre o tema.
Os benefícios da amamentação vão de curto a longo prazo na vida das pessoas, conforme Franciliane: ” a importância é para mãe e para o bebê, com o vínculo, e depois a questão imunológica, que protege o recém nascido contra diversas doenças, que gera uma proteção a longo prazo que se estende até a vida adulta”, explica.
Por: Paola Saldanha e Pedro Corrêa