Com a tecnologia cada vez mais acelerada, as mídias sociais proporcionam às pessoas a possibilidade de compartilhar ideias, conteúdos, opiniões, “insights” e experiências.
Os blogs de moda atualmente são considerados um grande canal de comunicação, devido à crescente repercussão entre o público feminino. Esta forma de escrita contemporânea se popularizou a partir da década de 1990, e é como se fosse um “diário de bordo”, uma página pessoal dinâmica e interativa que trata de diversos assuntos.
Observa-se a internet como uma vitrine para blogueiros e youtubers, os blogs tornaram-se um negócio, um hobby, com postagens e anúncios patrocinados por empresas. Quanto maior a audiência na rede, maior a procura de empresas que visam aproveitar este mercado em crescimento e, automaticamente, maior a renda.
Blogueiras renomadas chegam a faturar até trezentos mil reais apenas em eventos, recebem convites para os mais concorridos desfiles de moda, são convidadas a fazer matérias para grandes marcas e revistas e, algumas até estrelam em campanhas de moda. No Brasil, os blogs mais concorridos chegam a atingir um número de até 100 mil acessos por dia. Blogueiras como Camila Coutinho, Thássia Naves, Camila Coelho e Lala Rudge trazem em suas páginas diversas opções, e até mesmo lojas virtuais com produtos de marcas famosas que são o atrativo para o público feminino. Não é possível se ter uma noção de quanto cobram por cada post – o preço é negociado com relação à audiência alcançada pela blogueira-, quantos seguidores possui, em quais redes sociais atua, o setor de mercado que influencia e também quanto o contratante pode pagar por cada postagem, a empresa e qual seu tamanho.
A comunicação e a divulgação de produtos, novidades, dicas, viagens, moda e tendências é atualizada pelas blogueiras frequentemente. Algumas blogueiras usam da linguagem mais formal, outras coloquial nas legendas de suas publicações, os estilos dos posts variam muito de blog para blog, a personalidade e o estilo da blogueira, ou seja, a forma com que ela se veste, fala ou escreve, também se torna um meio de identificação com seus seguidores, através de seus conteúdos diários.
Para o mercado é um fator positivo, pois através de permutas com blogueiras, as marcas oferecem mimos às mesmas que postam e divulgam em suas páginas de redes sociais como facebook e instagram, fotos com seus presentes, o seguidor visualiza e obtém o desejo pelo mesmo produto, desta forma, ocorre um aumento das vendas de mercado.