As empresas Cone Sul Soluções Ambientais, de Porto Alegre, e Sustentare Saneamento, de São Paulo, são as duas novas empresas responsáveis pela coleta de lixo em Santa Maria. Enquanto a Cone Sul cuidará do lixo nos contêineres, a Sunstentare será a responsável por recolher o lixo convencional a partir de 1º de setembro. As duas empresas venceram licitação, promovida pela Prefeitura, no início deste ano.
A atual responsável pelo serviço, a Revita, foi notificada e multada em R$ 80 mil pela Prefeitura, no dia 16 de agosto, por não recolher de maneira adequada o lixo. A empresa alega que os caminhões estavam quebrados. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Lemos, o contrato com a Revita segue até o dia 31 deste mês e é direito da empresa se defender formalmente da penalidade aplicada.
Moradores da cidade ligaram para à secretária reclamando que o lixo estava espalhado pela rua. O secretário Lemos pede a compreensão da população e alega que recolhimento do lixo deve voltar ao normal em breve até porque existem cláusulas contratais a serem cumpridas pela Revita.
Redação: Milena Bittencourt
Edição: professor Maurício Dias (Jornalismo Digital I)