“Chegamos onde estamos por conta da crise. Somos um resultado dela”. Com essas palavras, o jornalista Marcelo Pimenta deu início à palestra Oportunidades Inovadoras no Jornalismo, na noite de terça-feira (14), durante o 13º Fórum de Comunicação do Centro Universitário Franciscano.
Conhecido por ser colunista do jornal Estadão, na editoria de empreendedorismo, Pimenta destacou que o Brasil e o mundo estão em uma constante crise, e que é a partir dela que nos reinventamos. Ele salientou, ainda, as diversas mudanças que a evolução da tecnologia provou na sociedade, principalmente nos meios de comunicação e nos profissionais desta área.
Ao falar sobre questões que afetam diretamente o jornalismo, Pimenta esclareceu ser necessário que os profissionais e estudantes deste campo de comunicação aprendam a anexar melhor seus trabalhos nos grandes buscadores online, como o Google. Além disto, reiterou que hoje os jornalistas devem procurar alternativas fora das salas de redações dos jornais e transformar assuntos de seus interesses em oportunidades inovadoras, ou seja, “fazer o que se gosta, mesmo que ainda não exista”. Como exemplos de inovação, o palestrante destacou as mídias independentes, de infotenimento e de jornalismo engajado.
Por fim, os estudantes de jornalismo da Unifra foram desafiados à se reinventar e aprofundar seus conhecimentos, pois, segundo Pimenta, nos jovens jornalistas de hoje “falta base de cultura geral, de ler e descobrir” e se isso não mudar, robôs produtores de conteúdo poderão substituir os profissionais dos meios de comunicação.
Quem não pôde participar da palestra ontem à noite,pode fazê-lo nesta tarde, a partir das 14h, quando Marcelo Pimenta ministrará a oficina “Canvas: criando modelos de negócios inovadores”. Os trabalhos desenvolvidos pelo jornalista estão no blog Mentalidades.