“Pra quem chega de Rosário ao fim da tarde ou quem vem de Uruguaiana de manhã…” os bairros da região Oeste de Santa Maria são os primeiros com os quais os visitantes têm contato. Do mesmo modo como as BR-287 e BR-158 se cruzam a fim de ligar cidades do Rio Grande do Sul, também servem como principal acesso à esta região do município. Mais da metade da população de Santa Maria vive na região. De acordo com o site Santa Maria em Dados, a região Oeste possui uma área de 26,268 km² e conta com 278.549 habitantes, distribuídos em oito bairros: Agro-industrial, Nova Santa Marta, Juscelino Kubitscheck, Tancredo Neves, Pinheiro Machado, São João, Renascença e Boi Morto.
Como poucos conhecem as histórias e curiosidades do bairros de Santa Maria, a Agência Central Sul continua a série de reportagens que a cada mês escolhe uma região ou bairro da cidade para dar visibilidade. Durante o mês de abril, a equipe da ACS foi a campo atrás de informações sobre o bairro Juscelino Kubistcheck, criado oficialmente em 1986 e, por isso, considerado um dos mais antigos da região Oeste.
Em 2006, quando a Prefeitura de Santa Maria realizou uma reconfiguração nos bairros da cidade, ele foi um dos poucos que não sofreu uma mudança significativa. Além disto, é conhecido por ter entre suas unidades residenciais a Cohab Santa Marta, Prado e Jockey Club e, ainda, se limitar com os bairros Agro-Industrial, Noal, Nova Santa Marta, Passo D´Areia, Patronato,Pinheiro Machado, Renascença e São João.
Ficou curioso para saber mais sobre a história e cotidiano da população que vive no bairro Jucelino Kubistcheck? Então acompanhe a partir de agora as reportagens feitas pela equipe da ACS.