Há oito anos entrava ao ar a TV Unifra. Inicialmente, como projeto experimental do curso de Jornalismo, a programação contava com as produções desenvolvidas pelos alunos ou no Laboratório de Audiovisual, como resultado de disciplinas, ou na própria TV. De lá para cá muita coisa mudou, como conta o atual diretor da TV Unifra, José Quintana Júnior. Com quatro anos de casa ele relembra como chegou até a TV. “Estava insatisfeito com meu emprego. Recebi uma proposta da professora Kitta Toneto, então diretora da TV”. Após um ano trabalhando como repórter, Quintana recebeu o convite para ser diretor, uma vez que a professora se afastaria para iniciar o seu doutorado. Desde 2013 como diretor da TV Unifra, Quintana destaca que hoje a TV se mostra muito mais institucional.
Contando com três jornalistas, três cinegrafistas, três editores e um diretor, a equipe produz ao todo dez programas, que compõem a grade do canal. Conforme Quintana, há dois projetos em processo de criação. A expectativa é de que um destes seja veiculado ainda este ano.
O membro da equipe mais antigo, Robson Roatti Brilhante, trabalha na TV Unifra desde do dia 19 de maio de 200 8. O seu primeiro contato com o audiovisual foi em 1998, quando entrou em uma oficina da TV OVO e, desde então, sempre seguiu neste ramo. Hoje, além de editor dos programas da Instituição, Roatti também atua como colaborador da TV OVO, e desde 2011 é acadêmico de Jornalismo.De acordo com Roatti, a mudança de um estilo mais laboratorial para uma produção mais institucional, além de acompanhar a evolução tecnológica são os destaques da TV Unifra.
As comemorações de aniversário ocorreram nesta quinta-feira,19, no conjunto 3 do Centro Universitário Franciscano. Durante o dia, a festa foi no pátio e à noite, no saguão do prédio 16, quando a equipe da TV gravou depoimentos, entre eles o da reitora Irmã Irani Rupolo que parabenizou o grupo de trabalho da emissora.
A professora Maria Cristina Tonetto que trabalhou na implantação e dirigiu a primeira fase da TV Unifra, hoje em Portugal concluindo o seu doutorado, se manifestou pelas redes sociais sobre a data de hoje.
“É com muita felicidade que olho para o resultado da TV Unifra hoje, um trabalho de equipe que vendo sendo desenvolvido ao longo destes 8 anos, com profissionais competentes e uma programação de grande qualidade. Gerir uma televisão, seja ela universitária ou não, é um trabalho que só resulta quando todos estão integrados nesta tarefa, sejam eles, professores, direção, alunos ou reitoria. Para conseguir colocar na tela o reflexo de uma Instituição é necessário um trabalho conjunto. Sem essa ligação entre todos os elementos deste universo o trabalho não é factível, pois não reflete aquilo que a Instituição trabalha, ensina e partilha. Por todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe TV Unifra e pela Instituição, eu parabenizo todos que de uma forma ou de outra colocam todos os dias a TV no ar. Sucesso e que venham mais 8, 10,20 anos.”