O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano (Unifra) promoveu a primeira edição da Mostra de Ciências e Matemática. Com o tema “meio ambiente”, o evento ocorreu durante esta quinta-feira, 19, no hall do Prédio 15 do Conjunto III da Unifra.
Organizada pela professora Drª Thais Scotti do Canto-Dorow, a mostra foi dividida nos seguintes eixos: Ambiente e Educação, Ambiente e Saúde, Ambiente e Tecnologia, Ambiente e Qualidade de Vida e Ambiente e Gestão.
Com o foco em alunos do ensino fundamental e médio de todas as escolas de Santa Maria e arredores, a intenção foi de incentivar o público à iniciação científica.
Entre os projetos apresentados pelos estudantes alunos de 1º e 2º anos do ensino médio, os cinco primeiros colocados ganharam bolsas de iniciação científica do CNPq para o ano que vem. Os três primeiros colocados entre os alunos de ensino fundamental ganharam uma viagem à PUC.
Entre os mais de 30 trabalhos inscritos estavam representadas as escolas: Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), Colégio Franciscano Sant’Anna, Marista, Vicente Farencena e Almiro Beltrame, a última é do distrito Boca do Monte.
Para os visitantes poderem conhecer um pouco mais dos cursos de graduação da Unifra, professores e alunos representaram cada um dos cursos no hall do prédio 13.
Lorenzo Velea e Gabriel Santos, alunos do 1° ano do Colégio Sant’Anna, apresentaram quatro projetos de física sobre fontes de energia como luz solar, térmica e eólica. Os meninos explicaram que os usos dos tipos de energia apresentados por eles são formas mais viáveis financeiramente.
Virgílio Gomes, aluno do 1° ano do Colégio Politécnico da UFSM, expôs um projeto que visa conciliar o ensino da arte no ensino médio com o movimento sustentável da reciclagem, baseando-se em trabalhos do artista plástico Vik Muniz.