A vegana Denise Kanopf de Araujo oferece, em Santa Maria, oficinas de culinária que ajudam a divulgar e a desmitificar o veganismo. O objetivo é proporcionar ao participante conhecimento e habilidade necessárias para produzir a própria comida.
Denise, que cuida da fanpage Pé de Couve e estuda Serviço Social, ensina receitas veganas acessíveis. “Muitas pessoas ainda não conhecem ou acham que os alimentos são caros ou difíceis de fazer”, comenta.
Sobre a dinâmica da oficina, a estudante esclarece: “no início, fazemos um bate-papo para compartilhar experiências, dúvidas e dicas”. Depois são apresentadas receitas, como de hambúrguer de grão-de-bico, maionese vegana, pão de queijo e cookies. O momento seguinte é a produção do prato.
O público é variado, contemplando desde curiosos até vegetarianos e veganos sem prática na cozinha ou que querem aprofundar o conhecimento e a técnica.
O que diz a nutricionista
A nutricionista Deise Moura lembra que a culinária vegana é livre de alimentos de origem animal. “As proteínas, nutrientes essenciais para nossa estrutura e constituição corporal, de maior valor biológico estão presentes apenas em alimentos de origem animal. Não sou a favor de dietas restritivas de algum nutriente, pois uma alimentação saudável está baseada no equilíbrio entre todos os nutrientes”, pondera. Em relação às compensações, a nutricionista orienta que os veganos busquem alternativas e recomendações adequadas para não desenvolver déficit nutricional.
Ana Luiza Deike
para a disciplina de Jornalismo Digital 1
Receita de maionese vegana
Ingredientes
5 colheres de sopa de semente de girassol
250 ml de água
250 ml de óleo de girassol gelado
1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre
Sal à gosto
1 dente alho pequeno picado (opcional)
Temperos à gosto: salsinha, alecrim, orégano e açafrão
Modo de preparo
Deixe as sementes de girassol de molho em água por, pelo menos, uma hora, com água suficiente para cobri-las, com 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão. Quanto mais tempo puder deixar de molho, melhor (12 ou até 24hs). Descartar a água do molho.
Coloque no liquidificador a água, as sementes, o limão/vinagre, o sal e os temperos. Bata por 5 minutos. Desligue e prove. Ligue e coloque o óleo.
Guarde em geladeira meia hora antes de servir.
Respostas de 4
Que baita nutricionista essa que tu foi entrevistar hein?
Nunca leu a parecer técnico do CRN 3 em que diz que “é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas ovolactovegetarianas, lactovegetarianas, ovovegetarianas e até veganas, desde que planejadas de forma adequada”. Se ela não é competente para recomendar uma dieta equilibrada rica em todos os nutrientes, ela que não me venha falar que não é possível ter equilíbrio e saúde sendo vegetariano estrito/vegano!
E que baita jornalista que fez uma entrevista com uma vegetariana estrita, depois uma nutricionista que não pesquisou NADA sobre o assunto fala umas besteiras e publica sem sequer considerar outras fontes como a OMS que diz que consumir carne aumenta potencialmente as chances de se desenvolver câncer. Que desserviço, hein pelamor. Se eu fosse tu, apagava que tá feio.
Ou se quer realmente deixar uma parecer técnico e fontes confiáveis, coloquem partes da publicação do CRN 3 ou de alguma nutricionista que tenha conhecimento sobre o assunto e já tenha indicado dietas vegetarianas estritas para os pacientes 😉
Oi?! Eu li mesmo isso? Uma nutricionista q não sabe de onde vêm as proteínas? Alguém por favor chama o conselho regional de nutrição pra cassar o registro dessa pessoa! Aff…em 2017 e tem gente, pior profissional, q não sabe da existência e composição de feijões, e legumes e verduras?!
Recomendo que revejam a matéria e a credibilidade da nutricionista. Alimentação sem nada de origem animal é comprovada como saudável e aprovada por importantes entidades como Harvard e OMS. Não façam desserviço. É um aprendizado para quem escreveu o texto pesquisar melhor suas fontes. Na área científica há inúmeras discordâncias e muitos estudos que tentaram invalidar o veganismo tem objetivo econômico por trás, já que a pecuária é uma das grandes máquinas de dinheiro do país. Talvez seria interessante entrevistar uma nutricionista que tenha especialização nesse tipo de alimentação, já que há muitos profissionais rasos e desinformados.