Na noite desta quarta-feira, 04, cinco alunos de jornalismo apresentaram o Trabalho Final de Graduação (TFG II) em atos solenes, nas dependências do prédio 14, na Universidade Franciscana. Familiares, professores e acadêmicos acompanharam as defesas.
A acadêmica Caroline Comassetto destacou a curiosidade pelas temáticas trabalhadas no Podcast Mamilos. Ao afirmar que a construção das informações ocorre de forma plural, abordou a convergência no jornalismo e o fazer jornalístico na web. “O programa se sobressaiu na grande mídia ao longo dos dois últimos anos e, por isso, se optou em se aprofundar nas peculiaridades do podcast”, enfatizou.
A aluna Luiza Rorato explicou que a educação e os meios de comunicação são interligados. Ressaltou, ainda, a importância dessa ferramenta. “A aplicação do projeto não foi fácil, mas de extrema importância pois me mostrou um novo olhar sobre cidadania”, ponderou.
A discente Thayane Rodrigues evidenciou a construção da imagem da mulher na política e a falta dessa representação, analisando as estratégias midiáticas da imprensa sobre a candidata Manuela d’Ávila nas eleições presidenciais de 2018. Examinou a midiatização e a fotografia como elemento de ilustração na construção da mensagem. “A gente está vivendo um momento político complicado, mas é pior ainda para as mulheres que querem ocupar esse meio”, concluiu.
As apresentações seguem até sexta, 06, nas salas 601 e 602 do prédio 14, das 17h30 às 22h.
Confira as apresentações da quarta-feira:
Eduardo Biscanyo de Prá, com Monarquia, mídia e opinião pública: as ações de comunicação dos Windsor para enfrentar a crise da morte da Princesa Diana, orientado pela professora Carla Torres;
Rafael Caetano Finger, com o estudo A construção do jornalista por meio da jornada do herói na narrativa do filme Spotlight: Segredos Revelados, orientado por Glaíse Palma;
Caroline Comassetto, com a investigação sobre Podcast Mamilos: um estudo do jornalismo em mídias digitais, orientadora pela professora Rosana Zucolo;
Luiza Rorato, O uso do podcast no ambiente escolar: ações de educomunicação na construção da cidadania, tendo como orientadora Rosana Zucolo;
Thayane Cristine Rodrigues, com a análise Estratégias midiáticas nas eleições presidenciais de 2018: a representação da candidata Manuela D’ávila em fotografias e textos jornalísticos, orientada pela professora Laura Fabricio.
Confira abaixo as próximas apresentações:
05/12 (Quinta-feira)
17h30min – Mariana Olhaberriet Silva com A representação do Gaúcho uruguaio em um jornal brasileiro de fronteira: um estudo de caso do jornal A Plateia, na sala 601.
17h30min – Natalie do Nascimento Aires com As estratégias de publicações da revista Glamour Brasil para o Instagram, na sala 602.
18h30min – Giulimar Lourenço Machado com O uso de redes sociais pelo clubes de futebol: o Facebook do Sport Club Internacional, na sala 601.
19h30min – Mateus Silva Facco com Jornalismo esportivo e futebol: uma análise das capas do Diário de Santa Maria sobre a Copa do Mundo de 2018, na sala 601.
20h30min – Leonardo Machado Martins com Jornalismo esportivo no Youtube: as estratégias midiáticas do canal Desimpedidos ao abordar o futebol, na sala 601.
06/12 (Sexta-feira)
17h30min – Bibiana Rigão Iop com NerdCast: as estratégias comunicacionais nos episódios de História, na sala 601.
18h30min – Pedro Gabriel Cardoso Gonçalves com Notícias do Brasil no exterior: interpretação de fatos nacionais fora do país, na sala 601.
19h30min – João Pedro Ferreira Foletto com Jornalismo Imersivo Ambiental: estudo de vídeos em 360º do National Geographic, sala 601.
Matéria produzida por Patrício Freitas (fotografia) e Allysson Marafiga (texto) na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.