A primeira semana de setembro mobiliza toda a população brasileira. Desse modo, grupos de escoteiros dos quatro distritos da região e arredores intercalam entre si e permanecem durante a semana ao decorrer do dia na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade de Santa Maria.
Nesta terça-feira, 3, o 22º grupo escoteiro Henrique Dias representou do momento cívico e assumiu a responsabilidade de cuidar da chama. Michele Mirian May, coordenadora do grupo de escoteiros mirins, acredita que os jovens são o futuro da geração e, por este motivo, incentivam a importância do patriotismo. O grupo valoriza os símbolos nacionais, o hino, a bandeira e reverencia o Dia da Independência.
“Mesmo que não concordamos com as coisas que estão acontecendo no nosso país ou na nossa volta, sempre tem chance de mudar, de fazer melhor, de deixar o mundo melhor”, destacou a coordenadora.
O movimento escoteiro está fundamentado na lei e na promessa. A lei contém dez artigos e a promessa tem como objetivo cumprir os deveres com Deus e com a pátria. Nas cerimônias há o dever de fazer o hasteamento da bandeira e saudações antes de qualquer atividade. E desse modo, segundo May, a semana destina aos festejos pátrios é considerada importante para o escotismo.