A Casa de Saúde faz parte do movimento mundial do Outubro Rosa e realiza uma série de atividades durante o mês alertando mulheres sobre a necessidade de fazer exames de rotina no sentido de prevenir e obter diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença, na fase inicial, é assintomática, mas pode ser detectada por autoexame ou exames de imagem, como a mamografia, que resultam num índice de cura de 95% após o tratamento.
Durante o mês de outubro, estão ocorrendo ações capitaneadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital para alertar sobre o tema. Confira a programação:
– 13h – O grupo da Casa Vida fará uma ação na sala de espera do ambulatório da Casa de Saúde e da UPA
– 15h – Palestra Falando sobre Câncer de Mama, com o médico Antônio Caffarate Neves Silva, no auditório da Casa de Saúde
23 de outubro
– 14h30min – Cine Viagem sobre o Outubro Rosa com a equipe multiprofissional da Unidade Madre Madalena
28 de outubro
– 10h30min – Palestra Seja Rosa o Ano Todo, com o médico Rodrigo Meurer da Silva e a fisioterapeuta Andressa Caetano, no auditório da Casa de Saúde
30 de outubro
– 13h30 – Palestra com AApecan, no auditório da Casa de Saúde
Dados nacionais
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excluídos os tumores de pele não melanoma. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.