Na última sexta-feira, 13, no Salão de Atos no Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), ocorreu a 7ª Mostra Integrada de Produções Audiovisuais (MIPA), que reuniu as produções audiovisuais realizadas durante o semestre nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Especialização em Cinema da UFN.
A primeira exibição foi o curta ¼ de Memória que mostrava o processo de uma vítima se “libertando” da culpa que impôs a si mesma após uma situação de assédio moral. A roteirista, Evelin Bittencourt, comentou que o objetivo do curta foi discutir a cultura de culpa ligada à vítima. “Fazer a vítima conversar com ela mesma”, completou.
O segundo curta, A Visita, tem como personagens uma costureira e sua amiga antiga que leva a nora para encomendar um vestido de noiva. O acadêmico Pietro Athayde conta que a inspiração para a ficção foi na política atual.
Já o curta Beira Mar teve como objetivo retratar a depressão pelo ponto de vista da pessoa que está sofrendo. Pedro Pellegrini, um dos roteiristas, afirmou que a meta era retratar a personagem já no último estágio da doença.
Daiana Vieira, apresentou o documentário Um oito sete que teve como tema o valor recebido através do programa Bolsa Família. Foram questionadas pessoas não beneficiadas que não conheciam o funcionamento do programa e pessoas que recebem este valor do Bolsa Família. Daiana salientou a importância em fazer as pessoas refletirem sobre o tema e sobre dinheiro.
Por fim foram exibidos 4 videoclipes: Velhos Discos da banda Nevoero, cujo clipe retrata a história de um relacionamento abusivo. A banda Reptilia com a música Kind Lost, após Trip de Juca e, por fim, Sete Mares da banda Arteja que fizeram uma brincadeira entre os integrantes junto a uma linguagem dos “bastidores”, utilizando o Chroma key (fundo verde).
Por Gabriela de Flores Neto(texto) e Allysson Marafiga (fotos)