O começo da noite de quarta-feira foi um momento para discutir as transformações do digital, pelo olhar da jornalista Rosangela Florczak. A doutora em comunicação social trouxe uma reflexão sobre, em suas palavras, a ‘metamorfose’ que está ocorrendo com o mundo em diversas dimensões, não apenas a comunicacional.
Baseando-se em autores da área, diferentes aspectos da atualidade foram trazidos para o debate como controvérsia, empoderamento, distribuição, redefinição do tempo e imediatismo. Neste novo momento, segundo a jornalista, há o fim da comunicação hierárquica e mais horizontalidade nos processos, assim como novas possibilidades de atuação profissional.
Finalizando, ela ressaltou a importância do comunicador-mediador, que garimpa boas histórias e as narra de modo que criem sentido para compreender o mundo, que constrói narrativas humanizadas, que aprende sempre mais sobre o diálogo e que observa mais o humano e menos o recurso tecnológico.
Rosangela é doutora e mestre em Comunicação pela PUCRS, com especialização em Sociologia pela UFRGS, em Comunicação Empresarial e em Teoria e Práticas do Ensino pela ESPM-Sul e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Sócia-diretora e consultora líder da Verity Consultoria – Cultura do Cuidado para Prevenção e Gestão de Crises; Professora dos Cursos de Jornalismo, Administração e Publicidade e Propaganda e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul; Diretora do Capítulo RS da ABERJE. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. Pesquisa a comunicação estratégica no contexto das organizações, o diálogo e as crises de imagem e reputação. Membro do Grupo de Pesquisa de Estudos Avançados em Comunicação organizacional.