Na última quarta-feira comemorou-se o aniversário de 13 anos da UFN TV. O canal foi fundado 2008, durante o processo de consolidação dos cursos de Comunicação da instituição, numa decisão institucional de ocupar o espaço disponibilizado para as televisões universitárias, conforme prevê a lei que regulamentou a cabo difusão.
A UFN TV iniciou veiculando as produções dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, sob orientação dos professores e práticas dos alunos, e a direção da jornalista e professora Maria Cristina Tonetto. Nasceu, portanto, como um canal – laboratórios oferecidos aos acadêmicos de jornalismo da Universidade Franciscana, com o intuito de apresentar a rotina produtiva de uma televisão e de uma redação jornalística, e local de prática audiovisual para os estudantes de PP.
Há 13 anos, com apenas 2h de programação, o canal apresentava 13 programas, entre eles: Em cartaz, Contraponto, Universo unifra, Baú ideias, Central do esporte, Jornal da unifra, Studio rock, Central Universitária, Saúde em foco, Tema é direito, Unifra entrevista, Ou não e Esportivo. Atualmente conta com a produção de sete programas e com transmissão diária que pode ser conferida sintonizando o canal 15 da Net e no YouTube.
“Não tenho acompanhado os últimos dois anos, mas do momento em que eu estava na UFN até 2019, a TV cresceu muito. Toda TV deveria estar atrelada ao curso de comunicação, o lugar onde se formam os jornalistas, os publicitários e esse pessoal que vai atuar no mercado de trabalho. Então nada melhor do que estarem colocando a cara na televisão da sua instituição”, afirma Maria Cristina, atualmente professora e realizadora audiovisual.
Thays Ceretta, formada em 2012 e atualmente repórter no Diário de Santa Maria, diz que adquiriu muita experiência e sempre incentiva os novos acadêmicos a participarem dos laboratórios. “Façam estágio antes de começarem no trabalho, durante a faculdade, se ofereçam, sejam voluntários nos projetos. Porque só na prática vamos ter um pouco de noção do que o mercado de trabalho vai exigir da gente”, comenta.
“Eu só tenho a agradecer ao Centro Universitário Franciscano, vida longa a UFN TV. Porque da própria instituição tem muitos profissionais em todo o Brasil, espalhados, levando e carregando o nome da instituição, onde aprendemos muito. Se eu tenho que agradecer a alguém, agradeço a Deus, aos mestres, aos colegas e as oportunidades que encaramos dentro da instituição. Quero sempre poder passar o que eu aprendi para quem está se formando”, acrescenta Thays.
Hoje a UFN TV é um canal institucional que possui uma equipe é formada por nove profissionais da comunicação, entre eles: jornalistas, repórteres cinematográficos, editores de vídeo (jornalista e designer) e operador de switcher,e oferece estágio aos estudantes do curso de jornalismo.
Em celebração ao aniversário do canal, uma série de programas foram gravados com depoimentos de egressos, professores e ex-integrantes da UFN TV que relembram treze programas que fizeram a história do canal. Os vídeos podem ser conferidos no site! Atualmente contamos com mais uma novidade, a tevê ampliou sua visibilidade, firmando neste mês, uma parceria com a TV Câmara de Santa Maria. Você encontra mais informações no site da Universidade Franciscana.