Teve início hoje, terça-feira , 25 de outubro, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). O evento é realizado no Conjunto III da UFN e tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas no Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em âmbito acadêmico, tecnológico e comunitário, socializando conhecimentos, experiências, produtos e ideias entre pesquisadores e estudantes da UFN e de outras instituições. Durante o evento são realizados painéis temáticos, bem como sessões de pôsteres e apresentações orais dos trabalhos científicos.
No primeiro dia foram expostos 35 pôsteres trabalhos científicos da área da Saúde. Pedro Aquiles dos Santos é acadêmico do curso de Fisioterapia na UFN e apresenta um trabalho sobre o uso de aromaterapia no tratamento da rinite: “É muito importante expôr na SEPE, principalmente falando de saúde. A rinite afeta cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, é importante mostrar que existem tratamentos eficazes para essa condição, sendo um desses a aromaterapia”.
Cristiano dos Santos Siqueira cursa Biomedicina pela UFN e também destaca a importância da exposição da pesquisa: “Nosso trabalho destaca um problema de saúde acontecendo no Brasil nesse momento. Candida Auris é um fungo altamente resistente que ataca principalmente pessoas com imunidade comprometida. Os casos acabaram aumentando recentemente devido a Covid-19 e nesse trabalho analisamos o contágio, sintomas, detecção e tratamento do fungo.” . A programação da SEPE pode ser acompanhada por meio do site do evento.