O curso de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) está participando do trote solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NUS/SIMERS). O trote conta com a participação de calouros e veteranos, teve início no dia 26 de setembro e vai até o dia 28 de outubro.
O trote solidário é promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e pelo NUS desde 2008, e tem como intuito mobilizar a comunidade a participar de ações solidárias organizadas pelos futuros médicos. A programação conta com doação de sangue, arrecadação de tampinhas e alimentos. O último trote promovido pela Simers teve 2.224 inscritos, e no total foram arrecadados 24,6 toneladas de alimentos, mais de 1,5 toneladas de tampinhas e 566 bolsas de sangue.
A segunda edição do evento deste ano já está ocorrendo e a turma de Medicina da UFN está participando. Eles estarão recolhendo alimentos no sábado, 22, nos mercados Nacional, Beltrame e Peruzzo da Presidente Vargas. Os donativos e as tampinhas também podem ser entregues na secretaria do curso no prédio 17, sala 809. Além de incentivar os acadêmicos na doação de sangue, alunos de qualquer curso podem participar da ação.
Aline Zanini, acadêmica do 2º semestre de Medicina na UFN, conta que é uma experiência única fazer parte de uma ação beneficente: “saber que, por eu ter dedicado umas horinhas do meu dia, ajudei diversas crianças com muitos alimentos, que com certeza fizeram a diferença na vida delas”. Para ela a experiência da arrecadação de alimentos junto com os colegas foi algo descontraído e divertido, “que conciliou o humor com ajudar o próximo, e que, com certeza deixou o meu coração e dos meus colegas muito quentinho por poder amparar as pessoas necessitadas”.
Troféu Trote Solidário
O Simers reconhece as universidades que mais arrecadam donativos. Na edição 2022/1, a Universidade de Medicina campeã no interior do estado foi a Universidade Franciscana (UFN). Em segundo a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) em terceiro. Todas recebem o Troféu Trote Solidário, com data de entrega ainda a ser definida.