O filme Edmundo está em Casa será exibido no domingo, dia 27 de março, às 19 horas, no Theatro Treze de Maio. A estréia ocorre em comemoração aos 20 anos da Casa de Memória Edmundo Cardoso e do Dia Internacional do Teatro, com entrada gratuita.

A CMEC (Casa de Memória Edmundo Cardoso) foi criada como forma de homenagear o diretor de teatro, jornalista, cineclubista e escritor nascido em Santa Maria e que teve participação ativa na vida cultural da cidade. Tendo fundado a Escola de Teatro Leopoldo Fróes e o primeiro Clube de Cinema de Santa Maria, Edmundo veio a falecer em 2002.
No longa estão presentes os elementos que fazem parte da trajetória cultural de uma vida dedicada à arte. Assuntos como a curiosidade infantil pela vida urbana, o início no jornalismo, as relações, o entusiasmo pela arte, a participação em causas públicas, os sonhos e os desafios da companhia teatral no interior do país são trabalhados no projeto.
A combinação entre o teatro e o audiovisual também são uma forma de homenagear o artista que elegeu tanto o teatro como o cinema como seus meios de expressão artística. Afinal, além de seus 40 anos atuando na Escola de Teatro Leopoldo Fróes ele também protagonizou o filme “Os Abas-Largas”.
Com direção de Laédio Martins, a produção conta com a participação de artistas de teatro e cinema de Santa Maria. O longa foi gravado entre agosto e setembro de 2021, durante a pandemia, com locações no Theatro, no Centro de Convenções da UFSM e no largo Edmundo Cardoso.
O diretor Laédio Martins conta como foi a experiência: “Fazer parte da produção do filme foi atribulado, porque foi bem corrido, eu acumulei diversas funções. Eu sou acostumado no teatro e no teatro me parece mais fácil executá-las. No audiovisual ficou mais complicado, eu estava na produção, na roteirização, no casting e na cinegrafia, enfim na cadeia produtiva como um todo. Mas, por outro lado foi um motivo de muito orgulho poder engajar tantas pessoas em prol da história do teatro da cidade, utilizando a figura do Edmundo Cardoso como protagonista e narrando a história das pessoas que trabalharam com teatro na cidade desde o século XVIII. Foi motivo de orgulho participar dessa produção.”
O filme é uma coprodução da Associção de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Casa Gabbi Arte e Cultura e Ateliê do Comediante. O projeto foi financiado pel Lei Aldir Blanc, n° 14.017/20.
A assessoria de comunicação do filme está sendo feita pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFN, sob coordenação do professor Bebeto Badke.
“Edmundo está em Casa”
Domingo, 27 de março, 19h
Theatro Treze de Maio – Entrada gratuita
Ingressos ns bilheteria (fone: 3028-0909)
Colaboração: Vitória Oliveira