Cerca de 1200 candidatos concorrem ao Vestibular de Inverno da Universidade Franciscana. Para os estudantes inscritos no curso de Medicina, a prova é presencial e muitos deles já aguardavam a abertura dos portões previsto para às 12h30.
Alexia Teixeira Streb, 18 anos, está no seu primeiro ano de cursinho para realizar o exame para medicina: “A expectativa é grande, pois sempre sonhei em estudar nesta Universidade, já que minha irmã também estudou aqui”. Segundo a estudante, ela conhece a UFN desde que acompanhava a irmã, quando até brincava de estudar na UFN, quando era criança.
Yasmin dos Santos, 18 anos, é de Passo Fundo, está pela primeira vez fazendo o vestibular da UFN e espera ir bem no vestibular: “ É minha primeira prova, também espero passar”. Ela escolheu a UFN porque tem família em Santa Maria, alguns amigos, e considera a universidade muito boa.
A candidata Giovana Puntel, de 24 anos, natural de Novo Cabrais, está na segunda tentativa. Suas expectativas são boas, ouviu falar muito bem da instituição e tem amigos que frequentam a UFN.
Os professores dos cursinhos estão acompanhando seus alunos durante a espera da abertura do portão. Mateus Klesener é professor do Riachuelo e considera importante acompanhar os vestibulando, pois “ neste momento eles precisam do nosso abraço, do nosso apoio. É válido para dar aquela ênfase no emocional deles”.
Colaborou Luiza Silveira.