O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), realizou na noite de segunda-feira (3) a 4ª edição do Underground. O momento reuniu acadêmicos, professores e comunidade em geral, no subsolo do Prédio 15 – Conjunto III da UFN, e teve como tema a ‘(Under) The Dark’ no intuito de mostrar que todos temos um lado encoberto.
As atividades foram organizadas por acadêmicos do 4º semestre. Neste ano a exibição do trabalhos trouxe uma inovação, as roupas desfiladas foram desenvolvidas em várias disciplinas ao longo de 2022 e 2023. A ação é organizada pela disciplina de Comunicação e Eventos de Marcas de Moda e ministrado pela professora Caroline Brum. A curadoria das peças desfiladas no Underground foi feita pelos próprios alunos.
A ideia para o tema surgiu da acadêmica Jordana Barbosa, que se baseou no horror e em como podemos encontrar o que está escondido por trás das sombras. Também remete à busca de beleza no aterrorizante, sendo assim considerado um ato disruptivo que exige coragem. Ao total foram desfiladas cerca de 14 criações produzidas pelos estudantes, abordando as mais variadas temáticas do terror.
Diênifer Petry é uma das alunas de moda que participou do desfile, expondo duas roupas produzidas por ela. A acadêmica ressalta a importância de participar do evento por conta da experiência real que proporciona, tanto em organização técnica, os bastidores e o funcionamento completo do desfile. Já quando se fala em sentimento, a futura designer comenta que: “Poder ver uma criação tua sendo desfilada na passarela é incrível. Uma experiência maravilhosa”.
Nesta edição do desfile as peças produzidas pela acadêmica tiveram como tema o filme ‘O Iluminado’, inlcusive que já havia participado no Fashion Premiere de 2022. Já a outra representa o ‘Frági’, sendo este um adorno corporal criado na disciplina de Adornos e Acessórios, ministrado pela professora Salette Marchi. “Os dois looks trazem elementos impactantes. Na criação deles utilizei elementos impactantes para transmitir o poder e a força, junto com a quebra do delicado”, explica Diênifer.
O desfile também contou com o apoio do Laboratório de Audiovisual (LabSeis) e Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), os dois vinculados aos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Também participaram o Diretório Acadêmico e coordenação de Design de Moda.
Imagens: Luiza Silveira/ Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem)