A 1 º Mostra de Extensão da Universidade Franciscana reuniu os projetos extensionistas de vários cursos incluindo o curso de Publicidade e Propaganda que, por meio da disciplina de Comunicação Comunitária, apresentaram para a comunidade local projetos que fazem parte do Instagram ComPP .
Segundo a professora e coordenadora da disciplina Cristina Jobim, o objetivo da matéria é desenvolver causas com instituições sociais, e que no final estes projetos de extensão, iniciados na cadeira de Comunicação Comunitária 1 e finalizados em Comunicação Comunitária 2, são organizados em vídeos case e os melhores são colocados no site chamado de ComPP para a consulta de alunos atuais e novos que virão: ” É uma das únicas oportunidades que eles podem fazer um trabalho de comunicação atuando na coordenação pois, após a faculdade, quando estão trabalhando com clientes, eles tem várias pessoas para atender”
A coordenadora pontua a importância de os alunos terem liberdade de fazer aquilo que desejam apresentar à comunidade com a orientação dos professores, como foi por exemplo a ação Conexão Azul realizada no último domingo, 18 de junho, sobre o dia do orgulho autista e que contou com a participação dos acadêmicas Caroline Flores, Fernanda Menezes, Fernanda Silveira, Isadora Pilar, Mallu Rodrigue, Thais Kuster, Vanessa Guasque e Vitória Cornel do curso de Publicidade e Propaganda em parceria com os cursos de Fisioterapia e Psicologia da UFN : “Eles são estimulados à criação de projetos amplos. Nesta ação no Shopping foram realizadas atividades com as crianças autistas para marcar este dia especial”
Evento Conexão Azul realizado no Shopping Praça Nova . Fotos por Vanessa Guasque e Gessica Moraes/ Arquivo Pessoal
Uma vantagem que alunos e professores envolvidos com as disciplinas de Comunicação Comunitária tem é de possuírem um acesso ilimitado a veículos da imprensa, justamente por ser uma causa social que tem um espaço comercial muito grande, conforme ressalta a professora Cristina.
Projeto RECRIA
Um dos ateliês apresentados na tarde da terça, 20 de junho, faz parte do projeto de extensão RECRIA, que tem como objetivo auxiliar a comunidade a entender sobre audiovisual. Na oficina o foco foi levar quem estava presente a criar fotos para o meio publicitário utilizando somente o celular através de um estúdio caseiro produzido pelos acadêmicos de PP: Pedro Schroeder, Patrício Fontoura e Raphael Carvalho. A iniciativa tem como objeto principal a criação de um e – book, que em breve será disponibilizado no Instagram do ComPP.
Estúdio Caseiro produzido pelos acadêmicos do projeto RECRIA. Fotos por Hellen Andrade/LABFEM
Para o acadêmico do 7 º semestre Pedro Schroeder , a produção do estúdio surgiu da intenção de que no começo do curso de Publicidade e Propaganda os alunos não possuem um material necessário para a produção de conteúdo, e o estúdio pode ser facilmente reproduzido por conta dos equipamentos caseiros utilizados na criação. “Você não precisa de muito investimento financeiro para a construção deste estúdio”, ressalta o acadêmico.
Schroeder destaca que realizar este workshop com alunos de outros cursos da Universidade Franciscana foi muito bom para compartilhar os conhecimentos e aprendizados demonstrados pelos professores e pelos próprios colegas dentro do curso: ” Não é um conhecimento que você sabe onde procurar e agora, através desta iniciativa , as pessoas terão facilidade para entender sobre o audiovisual”
Em relação ao ebook, Pedro destaca que atualmente eles estão na pós – produção e, em breve, o livro estará no link do Instagram da ComPP.
Instagram da Feira do Livro
Outro projeto apresentado na Mostra fez parte da ação de alunos de Publicidade e Propaganda no gerenciamento das redes sociais da Feira do Livro na sua 50 ª edição, que teve a coordenação da professora Taís Ghisleni. O objetivo foi de proporcionar aos alunos a vivência de assessoria de comunicação dentro do mundo publicitário.
O aluno do 7ª semestre do curso Henrique Hollerbach Jobim destaca que participar desta edição foi muito importante. Foi feito um cronograma para separar as produções de modo que todos pudessem atuar na cobertura por meio do Instagram da Feira: “Esta cobertura me ajudou a entender como lidar com situações do cotidiano já que eu desejo ingressar na carreira esportiva dentro da publicidade, coisas que a gente aprende dentro do curso, mas que ao fazer o projeto extensionista acaba se tornando algo muito bom para os alunos”. Saiba mais sobre a cobertura realizada durante a Feira do Livro na sua 50 ª edição no link .
Projeto Não te julgo , te ajudo
O último projeto a ser apresentado na tarde de ontem foi o Não te julgo, te ajudo que conta com a ação conjunta entre os cursos de Publicidade e Propaganda e Psicologia. O projeto tem como objetivo principal quebrar tabus e falar mais sobre este tópico no meio acadêmico ou também para aqueles que desejam saber mais e receber ajuda, segundo conta a acadêmica Paola Teixeira que é uma das participantes da iniciativa. Além de Paola, o projeto ainda conta com os acadêmicos: Paula Siqueira, Allysson Ramos, Luiza Prolla e Rodrigo Teixeira.
Para Paula , atuar dentro do Não te julgo, te ajudo é especial pois ela tem uma ligação com a Psicologia e frisa também a importância de se falar sobre saúde mental principalmente agora que o semestre está perto do fim e, para outros, há a pressão do TFG:” Isto deixa os alunos estressados e até mesmo pensando em trocar de curso , se sentem desanimados e o que nós queremos é dar este apoio para que eles não desistam”
Para a professora Cristina Jobim este projeto entra como um respiro principalmente por conta da pandemia da Covid – 19 que mexeu de forma específica na saúde mental, e até mesmo por conta da pressão que o ambiente universitário oferece: ” O universitário é alguém que saiu da adolescência, mas que agora tem que se preocupar com a sua vida adulta e futura profissão, e é comum que ali tenham questões de insegurança e sofrimento na saúde mental. Com a pandemia isso piorou e o projeto então vem para que haja um estímulo para as pessoas conversarem”.