Fruto da criatividade aliada à técnica, a humanidade, e suas diferentes culturas, já produziu obras de arte inesquecíveis que todo mundo já ouviu falar algum dia, como o quadro da Monalisa, de Pablo Picasso, por exemplo. Também outras tantas produções artísticas, desconhecidas da maioria, circulam por aí ou estão prestes a ser criadas. A quinta temporada do Provoc[A]rte buscou inspiração em atividades e práticas que chamamos de arte, mas cujo status de Arte – essa com A maiúsculo, pode ser questionado. A questão é que não nos interessa definir se é arte ou não, mas provocar reflexão sobre esses fazeres tão diversos e tão imbricados com a vida humana e suas distintas subjetividades. Que Arte é essa?
No primeiro episódio, vamos falar da Arte da Mágica, com Marcos Lark. Ele é mágico, artista e praticante das artes circenses. Durante o bate-papo, o convidado conta como a arte chegou em sua vida, como a mágica faz brilhar os olhos do público e de que ser artista independente ainda é um desafio no Brasil. E claro, não poderia faltar um número de mágica nesse episódio, porque quem sabe da arte, cria ilusão até mesmo em frente às câmeras.
Serão oito episódios nesta temporada do programa. Você não pode perder os demais que vão falar sobre arte culinária, arte terapia, artes marciais, arte de rua, arte botânica, arte da discotecagem e arte do cuidado.
Provoc[A]rte vai ao ar nesta terça-feira (04), às 19h, com reprise às 22h, na UFN TV, pelo canal 15 da NET, com reprise no sábado, às 19h, e no domingo, às 19h30min. E também pode ser visto na TV Câmara, canal aberto 18.2, na sexta-feira, às 21h, e sábado, a partir das 19h. Acompanhe a temporada Que Arte é essa? na íntegra!
O programa é produzido pelo Lab Seis, laboratório de produção audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) e disponibilizado no canal do YouTube da UFNT TV. A equipe é formada por Beatriz Ardenghi e Petrius Dias no roteiro e apresentação, João Pedro Ribas na direção de arte e na divulgação nas redes sociais, com auxílio de Aryane Machado, Raphael Sidrim na edição, Alexsandro Pedrollo na gravação, Jonathan de Souza na finalização, e coordenação e direção da professora Neli Mombelli.
Texto: Neli Mombelli