Santa Maria, RS (ver mais >>)

Santa Maria, RS, Brazil

Calourada Segura

Saiba a opinião dos estudantes sobre o novo lugar escolhido para a Calourada Segura

A decisão de mudança gerouinsatisfação entre os participantes
Ambiente sendo preparado para receber os estudantes. Imagem: Luiza Silveira

A tradicional festa dos calouros esse ano está diferente. Pela primeira vez ela ocorre na Gare da Estação Férrea de Santa Maria. A transferência do local tem o intuito de evitar transtornos à vizinhança e sediar o encontro em um ambiente mais adequado. 

Em 17 de janeiro de 2023, uma comissão especial de vereadores discutiu a troca do local, e o espaço escolhido foi a Gare. A comissão, na época, foi formada pelos parlamentares Rudys Rodrigues, Pablo Pacheco e Marina Callegaro e foram realizadas reuniões com diversas entidades ligadas à festa dos bixos, como: DCE da UFSM, Prefeitura, Brigada Militar e comerciantes.

No dia 20 de janeiro, três dias após o começo das discussões, o prefeito Jorge Pozzobom, confirmou que a festa da calourada seria transferida para Gare. A decisão gerou debates nas redes sociais, e muitos estudantes não concordaram com a decisão, alegando que o local escolhido é perigoso, longe e que é um desincentivo da Prefeitura para reduzir o número de estudantes nessa festividade.

Fizemos uma enquete com alunos da UFN, UFSM e público geral, com os pontos mais debatidos sobre a festa.

Instituição de ensino

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 1 - Qual sua instituição de ensino? . Número de respostas: 80 respostas.

A grande maioria das interações foram de alunos da UFN, totalizando 44. O segundo maior número de interações foram com alunos da UFSM, que totalizaram 29. Outras universidades tiveram o total de 8 votos e nenhuma instituição 5.

Nível de satisfação

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  2 - Qual seu nível de satisfação com essa troca? . Número de respostas: 80 respostas.

Como podemos observar nos gráficos, o público, de maneira geral, não ficou contente com a decisão. Das 86 pessoas que responderam, 42 demonstram insatisfação com a troca, 31 disseram que é indiferente e apenas 13 acharam a troca satisfatória.

Debates sobre o tema

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  3 - Você acha que houve debates com quem participa do encontro sobre essa troca?
. Número de respostas: 86 respostas.

Na pergunta três temos a maior discrepância entre os resultados. 59 dos entrevistados constataram que não houve debate com o público que de fato comparece ao evento. Cerca de 18 não souberam responder com exatidão. Nove pessoas acreditam que houve sim debates sobre o tema.

Segurança

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  4 - O que você acha da segurança do local?. Número de respostas: 80 respostas.

Nossa enquete constata que apenas 2  dos 86 votantes considera o local muito seguro e 11 consideram seguro, ou seja, apenas 15,1% das pessoas se sentem seguras no novo local. 20 entrevistados não tem conhecimento. E os números mais altos foram de insegurança e muita insegurança, totalizando 26 e 27, respectivamente, que ao todo somam 61,4% dos questionados sentindo-se inseguros.

E os comparecimentos?

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  5 - Você pretende comparecer? . Número de respostas: 80 respostas.

Essa foi a pergunta mais equilibrada da enquete. 27 pessoas informaram que vão comparecer ao evento, independente da troca. 28 informaram que ainda não sabem se vão comparecer. E 33 (quase 10% a mais do número de pessoas que pretendem comparecer) informam que não irão à calourada. 

Espaço aberto para opiniões

Esse tópico refletiu um dos pontos principais nas redes sociais: a insegurança. Para essa enquete, não solicitamos nome, gênero, idade, etc, a fim de fazer com que as pessoas interagissem sem medo e podendo se expressar da maneira que se sentissem  melhor.  Aqui vamos citar alguns exemplos que nos chamaram atenção, com opiniões diversas sobre  o tema.

Teve fala sobre elitismo:

Elogios:

Dúvidas:

Expectativas:

Confiança:

O que os estudantes acham dessa troca?

Praça Saturnino de Brito, local onde o evento era antigamente sediado. Imagem: Luiza Silveira

Maria Eduarda Rossato, do 2° semestre de Jornalismo, da UFN diz que “Não pretendo participar. Apesar de ter transporte público gratuito na ida e volta, ainda acho muito longe para quem gostaria de ir a pé ou com 99/Uber em outro horário”, relata.

Conforme Julia Buttignol, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UFN, “eu pretendo ir para ver como vai ser, mas confesso que estou com um pé atrás. Inicialmente eu não achei a ideia muito legal. Eu não conheço o lugar, mas eu ouvi que teve uma grande verba para a segurança, então espero que cumpram com o que é esperado neste quesito”. 

Julia ainda constata algumas soluções que a Prefeitura e os órgãos envolvidos poderiam ter tomado de diferente para que essa troca fosse menos polêmica “ter uma conversa de fato com os estudantes. Perguntar o que eles achavam, o que eles concordavam ou não. Inclusive, quinta-feira (16) o DCE da UFSM (Diretório Central dos Estudantes) publicou no Instagram um pedido de desculpas, pelo fato de não terem pego a opinião dos estudantes. A intenção deles era das melhores, mas em algum momento se perdeu”, encerra.

Novo formato, transporte, segurança e atrações.

A Prefeitura de Santa Maria, com o novo local, pretende fazer um evento como jamais foi visto nos anos anteriores. Com uma repaginada na Calourada Segura, estima-se que o evento vá custar R $430 mil aos cofres públicos da cidade, segundo o Diário de Santa Maria. Serão 52 banheiros químicos, tendas, lonas e grades de contenção, além da execução de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), com extintores e placas.

Transporte

Estão previstas linhas especiais gratuitas de ônibus para os dias do evento. As viagens de ida começam às 18h saindo da UFSM e às 20h saindo da UFN. Para a volta, os ônibus começam a sair a partir das 23h30, com uma linha direta para UFSM e outra no centro, passando pelas principais vias.

Segurança

A segurança do evento irá contar com o apoio do 1º Regimento; do 2º Batalhão de Polícia de Choque, juntamente com o Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C); o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do contingente do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Serão mais de 100 policiais para manter a segurança das 10 mil pessoas esperadas no local. Além da segurança reforçada, a Polícia Militar irá contar com duas Plataformas de Observação Integrada (POE) com 16 câmeras cada, além das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Além disso, um drone irá sobrevoar o local a fim de ser um olho noturno para manter a segurança dos estudantes.

Atrações

Uma das maiores apostas da prefeitura e algo visto com bons olhos pela maioria dos estudantes, foi o novo formato com atrações musicais no novo local. Estão confirmadas 25 atrações nacionais e regionais para fazer parte da festa, entre elas estão: DJ Rennan da Penha, Sandro e Cícero, SambaMove e Comunidade Nin-Jitsu.

Para Júlia, foi uma das únicas formas que a prefeitura encontrou de fazer com que os estudantes comparecessem ao local “eu acho que eles devem ter pensado “como vamos fazer os estudantes comparecerem na Gare, já que o local sempre foi no Brahma? Então toma aqui atrações que vocês gostam” Eu acho que o pessoal faz um som legal, e o DJ Rennan da Penha, foi o ponto principal de fazer com que as pessoas participassem.” conclui a estudante.

Perspectivas futuras

A Praça Saturnino de Brito será mantida fechada durante a semana no período da noite. Imagem: Luiza Silveira

Apesar de muitos estudantes ainda terem a esperança de participar do evento na Praça Saturnino de Brito, ela foi fechada na manhã desta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Santa Maria, indicando que o futuro do evento será de fato na Gare. O espaço permitirá o trânsito durante o dia. Entretanto, durante a noite, será totalmente bloqueado para evitar aglomerações. Amanda Cardoso, estudante de Psicologia do terceiro semestre da UFSM, afirma que o futuro do evento deve continuar sendo realizado na Viação Férrea, porém com algumas ressalvas “eu acredito que deva continuar na Gare, mas que nos próximos anos vai ter um movimento de voltar para o Brahma, por ser mais perto e melhor localizado. Provavelmente esse evento só será movimentado este ano pois as pessoas querem saber como vai ser. Mas ano que vem tudo pode acontecer e as pessoas podem não estar muito adeptas dependendo da experiência deste ano”, conclui.

Colaborou: Nelson Bofill

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Ambiente sendo preparado para receber os estudantes. Imagem: Luiza Silveira

A tradicional festa dos calouros esse ano está diferente. Pela primeira vez ela ocorre na Gare da Estação Férrea de Santa Maria. A transferência do local tem o intuito de evitar transtornos à vizinhança e sediar o encontro em um ambiente mais adequado. 

Em 17 de janeiro de 2023, uma comissão especial de vereadores discutiu a troca do local, e o espaço escolhido foi a Gare. A comissão, na época, foi formada pelos parlamentares Rudys Rodrigues, Pablo Pacheco e Marina Callegaro e foram realizadas reuniões com diversas entidades ligadas à festa dos bixos, como: DCE da UFSM, Prefeitura, Brigada Militar e comerciantes.

No dia 20 de janeiro, três dias após o começo das discussões, o prefeito Jorge Pozzobom, confirmou que a festa da calourada seria transferida para Gare. A decisão gerou debates nas redes sociais, e muitos estudantes não concordaram com a decisão, alegando que o local escolhido é perigoso, longe e que é um desincentivo da Prefeitura para reduzir o número de estudantes nessa festividade.

Fizemos uma enquete com alunos da UFN, UFSM e público geral, com os pontos mais debatidos sobre a festa.

Instituição de ensino

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: 1 - Qual sua instituição de ensino? . Número de respostas: 80 respostas.

A grande maioria das interações foram de alunos da UFN, totalizando 44. O segundo maior número de interações foram com alunos da UFSM, que totalizaram 29. Outras universidades tiveram o total de 8 votos e nenhuma instituição 5.

Nível de satisfação

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  2 - Qual seu nível de satisfação com essa troca? . Número de respostas: 80 respostas.

Como podemos observar nos gráficos, o público, de maneira geral, não ficou contente com a decisão. Das 86 pessoas que responderam, 42 demonstram insatisfação com a troca, 31 disseram que é indiferente e apenas 13 acharam a troca satisfatória.

Debates sobre o tema

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  3 - Você acha que houve debates com quem participa do encontro sobre essa troca?
. Número de respostas: 86 respostas.

Na pergunta três temos a maior discrepância entre os resultados. 59 dos entrevistados constataram que não houve debate com o público que de fato comparece ao evento. Cerca de 18 não souberam responder com exatidão. Nove pessoas acreditam que houve sim debates sobre o tema.

Segurança

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  4 - O que você acha da segurança do local?. Número de respostas: 80 respostas.

Nossa enquete constata que apenas 2  dos 86 votantes considera o local muito seguro e 11 consideram seguro, ou seja, apenas 15,1% das pessoas se sentem seguras no novo local. 20 entrevistados não tem conhecimento. E os números mais altos foram de insegurança e muita insegurança, totalizando 26 e 27, respectivamente, que ao todo somam 61,4% dos questionados sentindo-se inseguros.

E os comparecimentos?

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta:  5 - Você pretende comparecer? . Número de respostas: 80 respostas.

Essa foi a pergunta mais equilibrada da enquete. 27 pessoas informaram que vão comparecer ao evento, independente da troca. 28 informaram que ainda não sabem se vão comparecer. E 33 (quase 10% a mais do número de pessoas que pretendem comparecer) informam que não irão à calourada. 

Espaço aberto para opiniões

Esse tópico refletiu um dos pontos principais nas redes sociais: a insegurança. Para essa enquete, não solicitamos nome, gênero, idade, etc, a fim de fazer com que as pessoas interagissem sem medo e podendo se expressar da maneira que se sentissem  melhor.  Aqui vamos citar alguns exemplos que nos chamaram atenção, com opiniões diversas sobre  o tema.

Teve fala sobre elitismo:

Elogios:

Dúvidas:

Expectativas:

Confiança:

O que os estudantes acham dessa troca?

Praça Saturnino de Brito, local onde o evento era antigamente sediado. Imagem: Luiza Silveira

Maria Eduarda Rossato, do 2° semestre de Jornalismo, da UFN diz que “Não pretendo participar. Apesar de ter transporte público gratuito na ida e volta, ainda acho muito longe para quem gostaria de ir a pé ou com 99/Uber em outro horário”, relata.

Conforme Julia Buttignol, estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UFN, “eu pretendo ir para ver como vai ser, mas confesso que estou com um pé atrás. Inicialmente eu não achei a ideia muito legal. Eu não conheço o lugar, mas eu ouvi que teve uma grande verba para a segurança, então espero que cumpram com o que é esperado neste quesito”. 

Julia ainda constata algumas soluções que a Prefeitura e os órgãos envolvidos poderiam ter tomado de diferente para que essa troca fosse menos polêmica “ter uma conversa de fato com os estudantes. Perguntar o que eles achavam, o que eles concordavam ou não. Inclusive, quinta-feira (16) o DCE da UFSM (Diretório Central dos Estudantes) publicou no Instagram um pedido de desculpas, pelo fato de não terem pego a opinião dos estudantes. A intenção deles era das melhores, mas em algum momento se perdeu”, encerra.

Novo formato, transporte, segurança e atrações.

A Prefeitura de Santa Maria, com o novo local, pretende fazer um evento como jamais foi visto nos anos anteriores. Com uma repaginada na Calourada Segura, estima-se que o evento vá custar R $430 mil aos cofres públicos da cidade, segundo o Diário de Santa Maria. Serão 52 banheiros químicos, tendas, lonas e grades de contenção, além da execução de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), com extintores e placas.

Transporte

Estão previstas linhas especiais gratuitas de ônibus para os dias do evento. As viagens de ida começam às 18h saindo da UFSM e às 20h saindo da UFN. Para a volta, os ônibus começam a sair a partir das 23h30, com uma linha direta para UFSM e outra no centro, passando pelas principais vias.

Segurança

A segurança do evento irá contar com o apoio do 1º Regimento; do 2º Batalhão de Polícia de Choque, juntamente com o Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C); o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do contingente do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Serão mais de 100 policiais para manter a segurança das 10 mil pessoas esperadas no local. Além da segurança reforçada, a Polícia Militar irá contar com duas Plataformas de Observação Integrada (POE) com 16 câmeras cada, além das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Além disso, um drone irá sobrevoar o local a fim de ser um olho noturno para manter a segurança dos estudantes.

Atrações

Uma das maiores apostas da prefeitura e algo visto com bons olhos pela maioria dos estudantes, foi o novo formato com atrações musicais no novo local. Estão confirmadas 25 atrações nacionais e regionais para fazer parte da festa, entre elas estão: DJ Rennan da Penha, Sandro e Cícero, SambaMove e Comunidade Nin-Jitsu.

Para Júlia, foi uma das únicas formas que a prefeitura encontrou de fazer com que os estudantes comparecessem ao local “eu acho que eles devem ter pensado “como vamos fazer os estudantes comparecerem na Gare, já que o local sempre foi no Brahma? Então toma aqui atrações que vocês gostam” Eu acho que o pessoal faz um som legal, e o DJ Rennan da Penha, foi o ponto principal de fazer com que as pessoas participassem.” conclui a estudante.

Perspectivas futuras

A Praça Saturnino de Brito será mantida fechada durante a semana no período da noite. Imagem: Luiza Silveira

Apesar de muitos estudantes ainda terem a esperança de participar do evento na Praça Saturnino de Brito, ela foi fechada na manhã desta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Santa Maria, indicando que o futuro do evento será de fato na Gare. O espaço permitirá o trânsito durante o dia. Entretanto, durante a noite, será totalmente bloqueado para evitar aglomerações. Amanda Cardoso, estudante de Psicologia do terceiro semestre da UFSM, afirma que o futuro do evento deve continuar sendo realizado na Viação Férrea, porém com algumas ressalvas “eu acredito que deva continuar na Gare, mas que nos próximos anos vai ter um movimento de voltar para o Brahma, por ser mais perto e melhor localizado. Provavelmente esse evento só será movimentado este ano pois as pessoas querem saber como vai ser. Mas ano que vem tudo pode acontecer e as pessoas podem não estar muito adeptas dependendo da experiência deste ano”, conclui.

Colaborou: Nelson Bofill