O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria realizou uma reunião extraordinária da Plenária, no último dia 26 de setembro na sede da AABB. Os candidatos à prefeitura da cidade puderam apresentar os planos de governo, com foco em propostas para a área da saúde.
Entre os postulantes que estiveram presentes para a apresentação de seus planos de governo na área da saúde estavam o Dr. Moacir, do PRD, Giuseppe Riesgo, do partido Novo, Valdeci de Oliveira, do PT, Rodrigo Décimo, do PSDB, e Paulo Burmann, do PDT. Todos os candidatos presentes tiveram a oportunidade de expor suas propostas e dialogar com os membros do Conselho e a comunidade local. Cada candidato teve 20 minutos para se pronunciar e a ordem de apresentação foi sorteada. Dois candidatos não compareceram ao evento: Roberta Leitão, do PL, e Alídio da Luz, do PSOL.
A seguir, confira as propostas de cada um dos pré-candidatos.
Moacir da Rosa Alves, 70 anos, conhecido como Dr. Moacir, é natural de Alegrete, na Fronteira Oeste. Formado em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Dr. Moacir abordou as vinte secretarias existentes no município e explicou como pretende alocar recursos para melhorar os postos de saúde da cidade. “Atualmente, o município de Santa Maria conta com vinte secretarias administrativas. Nosso governo planeja reduzir esse número, bem como os cargos de confiança”, afirmou.
O orçamento de Santa Maria é de R$1,5 milhão, sendo que 25% desse montante é destinado à educação, 15% à saúde e 51% para o pagamento de salários. O plano de governo do Dr. Moacir busca otimizar esses gastos, visando ampliar as unidades de saúde e reestruturar as já existentes.
Giuseppe Riesgo, 28 anos, é natural de Santa Maria e foi eleito deputado estadual em 2018. Em 2022, concorreu novamente ao cargo, mas não foi eleito. Ao longo de sua trajetória, também atuou como chefe de gabinete do deputado federal Marcel van Hattem, em Brasília. Em sua proposta, Riesgo abordou a saúde da mulher: “Na questão da saúde da mulher, queremos garantir estruturas adequadas para o planejamento familiar e ouvir as necessidades das mulheres. Como mencionado anteriormente, há falta de ginecologistas e pediatras para seus filhos. Além disso, queremos garantir a eficiência dos canais de atendimento para idosos.”
Valdeci Oliveira, 67 anos, ex-metalúrgico, é atualmente deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Oliveira iniciou sua trajetória política nos anos 1980, atuando em movimentos sociais e sindicais. Para as eleições de 2024, seu plano de governo inclui o fortalecimento da ciência e da saúde. “Vamos aumentar a cobertura vacinal local. Queremos fortalecer a ciência e a saúde por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Já estamos discutindo os detalhes e, com nossos parceiros, vamos implementar esse projeto. Para isso, será necessário aumentar o quadro técnico das instituições de saúde. Estamos trabalhando para reafirmar nossos compromissos”, afirmou Valdeci.
Rodrigo Décimo, 56 anos, é empresário e engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é vice-prefeito do município. O postulante concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2020, na chapa de Jorge Pozzobom. Décimo apresentou suas propostas falando sobre a UPA e o Pronto Atendimento do Patronato (PA): “É necessário que transformemos esta UPA em uma UPA Regional. O processo de transformação do nosso PA do Patronato em uma UPA Regional já está em andamento, e avançaremos nesse sentido. Também precisamos criar um Pronto Atendimento na zona leste. Também oferecemos o atendimento odontológico por meio do programa Sorria Santa Maria, que vem dando certo. Queremos ampliar o Centro de Especialidade Odontológica e instalá-lo em uma nova sede, com melhores soluções de atendimento para a população.”
Paulo Afonso Burmann, 66 anos, é professor universitário e natural de Catuípe, no noroeste do estado. Ele foi reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre 2013 e 2020 e, recentemente, atuava como Diretor-Geral da Secretaria de Educação do Estado. Como pré-candidato à prefeitura de Santa Maria, Burmann apresentou seu plano de governo para a área da saúde, destacando a demora na realização de cirurgias pelo SUS e abordando a situação dos pacientes com transtorno do espectro autista (TEA).
“É justo que uma pessoa esteja há seis anos aguardando por uma cirurgia? Temos quase 20 mil consultas em uma fila de espera. Precisamos olhar para essa questão com muita cautela e responsabilidade. Quem deve responder à população de Santa Maria é o prefeito, e isso inclui reestruturar e reorganizar todos os serviços de saúde do município. Vamos implantar um serviço de saúde mental com atendimento 24 horas e desenvolver políticas especializadas de atenção ao TEA. Nossas crianças estão desatendidas nesse aspecto”, afirmou Burmann. Após o pronunciamento de todos os presentes, o espaço foi aberto para perguntas do público.
A enfermeira Sharon da Silva Martins, que atua na Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada na Vila Lídia, região centro-oeste da cidade ponderou sobre as dificuldades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): “Nós nos esforçamos diariamente para acolher as pessoas, apesar de enfrentarmos limitações como baixa cobertura e uma população muito vulnerável. A territorialização é fundamental na Estratégia de Saúde da Família (ESF), porque ela fortalece o vínculo com os pacientes e garante a continuidade do cuidado. Isso nos permite conhecer as realidades das famílias que atendemos em nosso território. A desterritorialização, por outro lado, representa um risco para a eficácia da ESF, pois acaba com essa proximidade que é tão importante para o cuidado integral. Por isso, peço o apoio do Conselho para que possamos melhorar tanto as nossas práticas quanto as condições de atendimento, sempre levando em conta a importância da ESF para reorientar o SUS e garantir um atendimento universal e integral.”
As eleições para prefeito e vereadores ocorrem no próximo domingo, dia 6 de outubro.
A partir de hoje, 30 de setembro, até sexta-feira, 4 de outubro, a Rádio Web UFN veicula, na íntegra, as falas dos candidatos durante a reunião. A ordem de apresentação foi definida por sorteio. Sempre às 20h um novo episódio. É possível também ouvir no Spotify da rádio.