Na noite da última quarta-feira, dia 6 de novembro, o Diretório Acadêmico (DAJOR) do curso de jornalismo da Universidade Franciscana, promoveu um bate-papo com o jornalista e Delegado Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) em Santa Maria, Mateus Azevedo. O evento, destinado aos acadêmicos do curso, tratou da importância da atuação sindical no âmbito jornalístico, trazendo à tona questões pertinentes como direitos, desafios e conquistas intrínsecas ao campo da comunicação no processo de construção da carreira profissional.
O encontro teve o propósito de permitir com que os estudantes, desde o período de formação acadêmica, já tenham acesso a espaços que incentivem o diálogo e a transmissão de conhecimento e, ao mesmo tempo, possam ter contato com relatos de vivências reais que fazem parte do exercício da profissão.
A palestra foi conduzida através de uma perspectiva fundamentada em aspectos históricos, tratando do impacto gerado pelas transformações de cunho social e político que emergiram ao longo do tempo. As mudanças acabaram por atingir o meio sindical e, consequentemente, impuseram alterações estruturais e readaptações.
Mateus não esconde a sensação de satisfação por poder participar do evento: “É um sentimento de muita gratidão e solidariedade, afinal de contas, na época que frequentei o recinto acadêmico, muitas pessoas também compartilharam seu conhecimento comigo. Fico muito honrado de transmitir parte da minha vivência sindical e profissional com os acadêmicos”.
Ele construiu a maior parte da sua trajetória no jornalismo na cidade de Bagé, onde atuou na prefeitura do município, foi assessor de imprensa no ramo político, responsável por criar a revista de agenda cultural “Happy Hour” e trabalhou no já extinto jornal Correio do Sul. Desde 2017, reside em Santa Maria e trabalha na Câmera de Vereadores do município. Em 2021, deu início ao mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A diretora de comunicação do DAJOR, Andressa Rodrigues, comenta que o diretório acadêmico foi fundado com o objetivo de auxiliar os alunos durante o processo de formação acadêmica e preparação para a vida profissional, salientando que a promoção de encontros como esse visa fazer com que o aluno usufrua de todas as possibilidades que a universidade tem a oferecer.
Imagens: Vitória Oliveira