Iniciaram na última segunda-feira, 27, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, e vai até o dia 7 de junho. Devido à calamidade pública, o Rio Grande do Sul terá um calendário estendido, que ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos do Rio Grande do Sul serão isentos da taxa de inscrição devido à crise climática. Os dias das provas serão 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro da conta gov.br.
Candidatos que são de fora do Rio Grande do Sul devem pagar a taxa de inscrição até o dia 12 de julho. O valor é de R$ 85 que pode ser pago com boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar com pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para o participante do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).