Os jornalistas do Grupo RBS Rogério Giaretta, réporter da RBS TV e Lizie Antonello, Editora – Chefe da RBS TV Centro – Oeste , estiveram presentes na UFN na noite da última quarta – feira para divulgar o projeto Primeira Pauta. O encontro ocorreu na sala 601 do Conjunto III da instituição e contou com a participação de acadêmicos e professores do curso de Jornalismo.
O Primeira Pauta tem por principal objetivo dar oportunidade a jovens acima de 18 anos que sejam estudantes da área para uma semana imersiva na sede do Grupo RBS em que atuarão na produção de notícias em todas as mídias (rádio, tv e jornal). O processo de inscrição possui 3 etapas e está é disponível até o dia 13 de setembro.
Entenda como funciona o processo de inscrição:
Fase 1 : Preenchimento do formulário de inscrição + envio do vídeo respondendo a pergunta: Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RBS? O vídeo que deverá ser anexado ao formulário até o dia 13/09.
Fase 2: Após a seleção dos vídeos, serão selecionados 15 alunos que deverão criar um texto com uma temática da sua escolha, em formato de reportagem. Uma comissão julgadora composta por profissionais de comunicação de todas as áreas do Grupo RBS irá selecionar os 5 melhores que irão participar de uma imersão presencial de 18 a 22 de novembro em Porto Alegre.
Fase 3: Dos dias 4 a 15 de novembro os selecionados irão passar por mentorias e reuniões on – line com acompanhamento de um profissional da Redação Integrada ou da RBS TV. Somente então, os alunos irão realizar a Semana Primeira Pauta em que irão produzir dos dias 18 a 22 de novembro reportagens para TV, rádio e jornal.
Os jornalistas trouxeram para os alunos presentes informações sobre os bastidores da cobertura das enchentes no estado do Rio Grande Do Sul em maio deste ano. “Foi uma força – tarefa em ação conjunta, houve um período de primeiro a 17 de maio que realizamos mais de 20 entradas no ar em programas do estado”, detalha Lizie.
Segundo Giaretta um dos desafios no meio de coberturas de tragédias como esta é o cuidado em não fazer perguntas óbvias. O jornalista também contou sobre o modo de se liar com situações delicadas como quando as pessoas não queriam deixar as suas casas mesmo com o risco da inundação. “Você como jornalista tem a capacidade de passar a informação para que as pessoas se cuidem”, destacou o jornalista.
No final da palestra os alunos tiveram a oportunidade de participar de um sorteio do livro especial do Grupo De Investigação da RBS (GDI). Os contemplados foram os acadêmicos Bernardo Mattos e Laura Pedroso. Uma edição também foi entregue à professora do curso Glaíse Palma e ficará no acervo da biblioteca da Universidade Fransciscana. Após a palestra, o DAJOR (Diretório Acadêmico do curso de Jornalismo) realizou o seu primeiro evento oficial com uma confraternização entre professores, alunos e os jornalistas convidados, confira o vídeo completo do evento no instagram do DAJOR .
Confira mais fotos da palestra: