Na última sexta-feira, 5 de dezembro, ocorreu a Jornada Científica do curso de Jornalismo da UFN. O evento contou com a banca de defesa do TCC II da aluna Vitória Oliveira, cujo tema foi “O papel do jornalismo de moda como agente social, político e cultural nas capas comemorativas dos 50 anos da Vogue Brasil”. Vitória discutiu como a revista atua como um disseminador de narrativas que influenciam debates contemporâneos sobre identidade, diversidade e poder. O trabalho, orientado pela professora Laura Fabrício e avaliado pelas professoras Glaíse Bohrer Palma e Caroline Colpo, foi aprovado.

Vitória comentou que ficou nervosa ao apresentar o TCC. “Bate um nervosismo, uma incerteza sobre se o trabalho que tu levou um ano para fazer está realmente à altura de representar toda a sua trajetória nesses quatro anos. Mas ver teus amigos ali te apoiando e sentir confiança de que o que tu fez, foi o melhor que poderia ter feito, traz uma paz enorme. Principalmente ao ouvir as considerações da banca e ser aprovada em um curso pelo qual sou apaixonada”.
Além disso, houve a banca de qualificação do TCC I dos alunos Nelson Boffil e Maria Eduarda Rossato. Nelson apresentou “Revisitando Laswell: a reintrodução da teoria da Bala Mágica na Sociedade em Rede”, pesquisa orientada pela professora Laura Fabrício e avaliada pelo professor Iuri Lammel. O trabalho de Maria, com o tema “Acessibilidade comunicacional dos surdos: a presença da janela de libras na televisão brasileira”, teve orientação da professora Glaíse Palma e avaliação da professora Neli Mombelli.

Após as apresentações dos TCCs 1 e 2, os alunos Miguel Cardoso e Vitória Oliveira apresentaram seus estágios. Miguel estagiou na empresa On The Vox, uma rádio online de Santa Maria. Vitória realizou seu estágio na Tempórea, uma empresa de comunicação e marketing. Os acadêmicos compartilharam suas experiências, as competências que aplicaram no dia a dia e os aprendizados que levaram do estágio.
Para encerrar a Jornada, ocorreu a banca do projeto de extensão em Comunicação Comunitária. Os alunos participantes (Aryane Machado, Gabriel Deon, Isaac Burn, Laura Pedroso, Luiza Fantinel, Luiza Maciel, Nicolas Moraes e Thomás Ortiz) contaram sobre o projeto Entre Vozes e Olhares, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis. Eles criaram uma revista fotográfica sobre a rotina dos estudantes e a comunidade escolar, valorizando o aluno como protagonista em suas atividades. O projeto teve orientação da professora Laura Fabrício e foi avaliado pelas professoras Neli Mombelli e Camila Klein.






