
No dia 12 de setembro, ocorreu a Mostra das Profissões 2025 da Universidade Franciscana, que proporcionou aos alunos das escolas de ensino médio, tanto públicas quanto privadas, a oportunidade de conhecer os mais de 30 cursos de graduação oferecidos pela instituição, com interações entre alunos, professores e a comunidade acadêmica. A Mostra contou com oficinas e workshops, espaço de Pós- graduação, ofertas de graduação, especialização e doutorado, imersão em realidade virtual e experiência nos laboratórios.
Para João Pedro dos Santos, aluno do ensino médio do Colégio Santana de Santa Maria, a visita à Mostra foi uma chance de explorar possibilidades “Vim aqui para conhecer os cursos, principalmente a área da saúde, estou preparado para fazer o vestibular da UFN” , já para Julia, que tem o jornalismo como opção de carreira, destacou a experiência de conhecer mais sobre a profissão. “Foi incrível descobrir o que realmente fazem e como são as aulas. No jornalismo, gosto da parte de entrevistas, é um curso que me interessa, principalmente para perder um pouco da vergonha”, afirmou a estudante.
O professor Eric do colégio Batista e egresso da Universidade Franciscana pelo curso de história conta que “O acolhimento é fundamental e enriquecedor para a UFN, tem muita diversidade nos cursos de graduação.” Ele também comentou sobre sua experiência com a pós-graduação: “Hoje, retornar para a Universidade com outro olhar, ter esse caráter de pesquisa e poder levar isso como graduado para as escolas de ensino regular e básico é muito legal. Estou acompanhando os alunos e podendo ter essa troca de experiências, eles ficam muito felizes com os relatos, sobre artigos e divulgação científica. Então, a UFN abrir as portas para eles é muito importante.”
Muitos familiares de universitários também estiveram presentes. Dani Feistauer, pai da universitária de Jornalismo Maria Valenthine, parabenizou a estrutura da universidade “Tive a felicidade de estar em Santa Maria hoje, como pai da Valenthine, me sinto realizado e feliz. Noto um crescimento e evolução muito grande da minha filha como ser humano, e tenho a tranquilidade de que ela fez a escolha certa do curso.” e completa “Eu vejo que ela está muito feliz, em relação aos professores, colegas e a estrutura que a universidade oferece. Noto o envolvimento dos alunos, todos muito orgulhosos do que estão fazendo e estudando.”
O evento também marcou a primeira oportunidade de apresentar os novos cursos que estarão disponíveis no vestibular de verão de 2026 da UFN: Comunicação Digital, Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Teologia. A Reitora da UFN, Iraní Rupulo, destacou que: “A Universidade Franciscana é uma importante universidade no Rio Grande do Sul, e repercute em muitas regiões desse estado, tanto pelos ótimos estudantes quanto pela organização institucional, projeto pedagógico dos cursos e formação de qualidade que se realiza.” Ela ainda afirmou: “É importante ter o diploma, e naturalmente ele é necessário. Porém, mais importante que o diploma, é a formação, conhecimento, ciência e o saber que se desenvolve, habilidades e competências profissionais, porque tudo isso agrega valor à pessoa.” Questionada sobre os novos cursos de graduação, a Reitora ressaltou que “Em 2026 nós estaremos na graduação com três novos cursos, voltados para a realidade de hoje. Inicio com o curso de Teologia, as pessoas podem buscar disciplinas da área moral, espiritualidade, história da igreja na América Latina, no País e no mundo.” Ela também falou sobre o curso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados: “Importante porque está posta a inteligência artificial, como conduzir, o que fazer com ela, como lidar e aproveitar o desenvolvimento tecnológico disponível, mas de modo que agregue a qualidade de vida e evolução nos trabalhos no fazer e viver cotidiano.” E sobre o curso de Comunicação Digital, concluiu que “Os cursos que a Universidade oferece estão à frente, pensando no bem formar e no futuro.”
O Frei Valdir, da Universidade Franciscana, salienta o acolhimento da Instituição, tanto na Mostra das Profissões quanto durante os semestres. “Sempre no início de cada semestre, cada curso se organiza para o acolhimento ou benção dos jalecos. Então, nós temos uma equipe, a Pastoral Universitária, que se preocupa com o cuidado espiritual, turmas, professores e famílias, porque nesta acolhida que fazemos, também são convidados os familiares. É muito importante cultivar os valores que eles trazem de suas casas, realidades e traços culturais.” O Frei também convida os discentes para a Missa Universitária, que ocorre todas as terças-feiras, às 17h30, na Capela São Francisco, no prédio 15 da UFN: “É aberta a toda a comunidade, o cuidado é fundamental, e temos como prioridade o ser humano.”