Em Santa Maria, a imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV) iniciou na manhã desta segunda-feira, 10 de março, na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Linck Sobrinho, no Bairro Itararé. A primeira fase da campanha de vacinação imuniza meninas de 11 a 13 anos completos e se desenvolve até o dia 10 de abril na cidade.
A prevenção tem a finalidade de evitar o câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. O agendamento da aplicação da vacina está sendo realizado pelas unidades de saúde e atinge escolas públicas e privadas.
Conforme o calendário semanal, elaborado pela Secretaria de Município da Saúde em parceria com a Secretaria de Município da Educação (Smed), as próximas vacinas serão aplicadas na quarta-feira, dia 12. Nesta data, A meta é imunizar adolescentes de 6 escolas do município: Escola Santa Catarina; Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas; Escola Básica Estadual Cícero Barreto; Colégio Metodista Centenário e Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro. No dia 12, a vacina será aplicada também na comunidade Kaingang.
As instituições de ensino devem informar, com antecedência às famílias, a data de aplicação da vacina. Os pais ou responsáveis que não quiserem que a adolescente seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino antes da vacinação.
A meta para Santa Maria, estipulada pelo Ministério da Saúde, é imunizar aproximadamente 5.959 adolescentes dentro da faixa etária abrangida pela campanha, oriundas de escolas públicas e privadas. A segunda fase da imunização está prevista para o mês de setembro.
Mais informações sobre o vírus HPV você encontra aqui.