Interessados em conhecer Mário Quintana, o anjo da escada, a exposição que homenageia os cem anos do poeta Mário Quintana, têm até sexta-feira para visitar o salão de exposições do prédio 14, no campus II da Unifra. A mostra é aberta ao público em geral e atende também escolas que agendarem previamente suas visitas com os monitores.
A exposição, que teve início no dia 26 de setembro, é uma iniciativa do curso de Letras da Unifra a partir do Seminário Internacional de Letras, realizado no mesmo mês. “A exemplo do que foi feito ano passado, durante o V Seminário Internacional em Letras, que homenageou o centenário de Érico Veríssimo, esse ano, escolhemos Mário Quintana para homenagear já que o poeta completou 100 anos em 30 de julho deste ano”, conta a coordenadora do Curso de Letras, Silvia Niederauer.
Quem visitar a mostra irá se deparar com cartazes com fotos e uma biografia do escritor cedidos pela PUCRS, o acervo de livros da biblioteca Unifra e alguns de acervos pessoais dos organizadores, além das telas pintadas pelas artistas plásticas porto alegrenses: Ana Baladão, Luiza Fontoura, Rejane Hirtz Trein e Rusy Scliar, cedidas exclusivamente à exposição. As 20 telas baseadas em alguns poemas de Quintana foram selecionadas a partir de um concurso e indicadas às artistas que as pintaram, como explica a monitora Gresiê Gründling.
Mário Quintana nasceu em 30 julho de 1906 e faleceu em 05 de maio de 1994. O poeta gaúcho teve dois livros publicados no exterior, mais 30 livros publicados no Brasil, além da participação em 29 antologias no Brasil e no exterior.
Fotos: Núcleo de Fotografia e Memória (Guilherme Zanini)