O curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano preparou uma semana de atividades na recepção aos novos acadêmicos que ingressaram no último vestibular. Ao invés da tradicional boas-vindas, desta vez a recepção veio na forma de minioficinas que envolveram os calouros em atividades práticas da área.
Recepcionados pela coordenadora do curso, a professora Sione Gomes, e pelo grupo de professores do curso, os calouros visitaram a biblioteca da instituição no que seria o primeiro dia de aula, segunda, dia 04. Também visitaram o Laboratório Integrado de Comunicação quando tiveram um primeiro contato com os materiais produzidos no curso. Nos dias seguintes, participaram das oficinas oferecidas, divididos em grupos.
Na terça-feira, eles estiveram nas minioficinas de rádio e fotografia. Experimentaram gravações nos estúdios e também a produção de fotografias.
Já na quarta,aconteceram as minioficinas de jornalismo on line e de jornalismo impresso, nos laboratórios onde funciona a ACS. Na minioficina de online, os novos acadêmicos entraram em contato com a produção dos colegas de anos anteriores,selecionaram e publicaram matérias, exploraram o recurso do hipertexto e a multimidialidade. Já na minioficina de mídia impressa, os acadêmicos exercitaram a construção de perfis a partir de entrevistas, editando o texto no programa inDesign, num primeiro contato com o planejamento gráfico.
Na quinta-feira, foi a vez da televisão e da pesquisa. Os acadêmicos estiveram reunidos nos estúdios da TV Unifra e fizeram exercícios de câmera e de gravação, além de acompanhar o trabalho no switcher.
Já no laboratório de pesquisa, tomaram contato com os processos inciais que levam a pensar a prática jornalística.
A semana da recepção que mobilizou professores, acadêmicos e técnicos encerra nesta sexta, à noite. Fica, segundo os participantes, o entusiasmo pelo início de uma nova jornada.
Para a coordenadora do curso, Sione Gomes, o objetivo de integrar os novos alunos ao curso e proporcionar a familiaridade com a profissão que escolheram foi atingido nesse primeiro momento. Segundo ela, o retorno percebido nas manifestações durante a semana mostram que a turma ingressante já “está em casa”.
.