No dia 30 de outubro ocorreu o segundo dia da XII Jornada Científica de Jornalismo no Centro Universitário Franciscano. Neste dia os alunos apresentaram a primeira parte dos seus trabalhos finais de graduação, de acordo com o tema escolhido para banca de professores. Na sala 602, o tema foi Televisão e Audiovisual. Os professores escolhidos foram Bebeto Badke, Glaíse Palma e Sibila Rocha.
“As sugestões: são sempre válidas. Às vezes o aluno leva para o lado pessoal as possíveis críticas. Mas penso que desde cedo você tem de aprender a lidar com elas. No meu caso, foram válidas e certamente vão melhorar o produto final”, diz Victor Côrrea, que apresentou o trabalho “Solto no tempo: as relações entre narrativa, tempo e montagem no filme Matadouro-Cinco”.
Cada aluno tinha o tempo máximo de 15 minutos para a apresentação e os professores mais 15 para os comentários. Silvana Righi, acadêmica de Jornalismo, conta que desde o início da faculdade participa da Jornada, mas que acreditava que iria demorar para chegar a vez dela. Quando ela percebeu, já era nesta semana a apresentação do trabalho sobre o programa Viva Voz –especial Rita Lee.
A maioria dos alunos que apresentou o seu trabalho tem a opinião de que o tema precisa ser algo de interesse e gosto do mesmo, pelo tempo de estudo. Alessandra Chicoski apresentou o trabalho sobre Correspondente Internacional no Telejornalismo. Ela conta que sua escolha aconteceu no 4º semestre, quando percebeu que gostaria de trabalhar com os critérios de noticiabilidade, e no 5º, quando esse interesse foi despertado por estudar o jornalismo internacional.
As apresentações se encerraram às 20h30, com o encerramento do professor Maicon Kroth, do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Lapec).
Por Laís Giacomelli
Para a disciplina de Redação Jornalística 2