A quarta tarde de Feira do Livro de Santa Maria começou com o lançamento de três livros infantis: A Turma do Senhor Besouro, da escritora Onilse Noal Pozzobom; Nosso Sonho – a Viagem Encantada e Nossos Sonhos em: uma viagem em busca de sementes, dos alunos do nível 4 da Educação Infantil do Colégio Centenário.
A Turma do Senhor Besouro
O livro “A Turma do Senhor Besouro” conta a história do Senhor Besouro que mora com seus amigos no quintal da Vovó e um dia foram escondidos no guardachuva dela para o teatro. O chamam de Senhor Besouro por ser muito inteligente e culto, se destacando dos demais. Essa é a segunda aventura desse personagem, a primeira “A Inusitada Viagem do Senhor Besouro” foi lançada na Feira do Livro do ano passado. Onilse conta que todas as suas histórias são escritas em forma de texto poético e terminam em um espaço cultural. No primeiro livro o Senhor Besouro foi ao cinema. A autora conta que usa isso como estratégia para incentivar as crianças a visitarem esses espaços. Esse é o nono livro infantil que a autora lança. O lançamento do livro ainda contou com uma apresentação de teatro dos alunos do nível A do Colégio Franciscano Sant’Anna.
Nossos Sonhos
Os dois livros – “Nosso Sonho: a Viagem Encantada”, organizado pela professora Neiva Rosana Rodrigues Lobo e “Nosso Sonho em: uma viagem em busca de sementes”, organizado pela professora Aline Dezzoti Freitas – são fruto de um projeto criado, em 2001, pela professora Neiva Rosane Rodrigues. O seu trabalho inicia em março de cada ano com uma turma do nível 4, entre cinco e seis anos. Uma professora responsável direciona a construção do livro. O tema deste ano é viagem em família e foi escolhido pelos alunos.
As crianças, através de um trabalho em tapeçaria, criam uma figura que mostra alguma lembrança que possuem de uma viagem em família. A partir da reunião dessas diversas lembranças, é criada uma única história no livro. A coordenadora pedagógica, Marlova Giuliani Garcia, explica que essa criação do livro tem como principais objetivos desenvolver a concentração, a coordenação e a construção da história.
“Fazer o livro me fez prestar atenção nas aulas da professora. Não achei difícil, fiz minha mãe, meu irmão e eu na praia”, conta a aluna Eduarda Lourenci de Souza, 6 anos, apontando para a imagem que criou na tapeçaria.
Fotos: Rafael de Jesus (Laboratório de Fotografia e Memória)