E você já garantiu sua inscrição para o Enem 2015? As inscrições para o exame estão abertas desde segunda (25). Até esta sexta-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), 2,5 milhões de candidatos já se inscreveram. Ainda restam 7 dias até o prazo final.
Devido ao alto índice de estudantes tentando acessar a página, em alguns momentos o servidor torna-se lento. A estudante Marina Alves, de 18 anos, aluna do Fóton Vestibulares, afirma: “assim que o prazo começou fiz minha inscrição, tranquilamente, mas sei que quem deixou para depois já teve grande dificuldade”.
O Ministério da Educação aumentou o valor da taxa de inscrição para R$ 63. Marina defende que o governo deve investir na educação. Porém, acredita que o aumento na taxa pode gerar melhorias na organização da prova.
Melissa Frecero Consiglio, 17 anos, que estuda no curso Totem Vestibulares, concorda e ressalta que o aumento na taxa é um fator positivo, já que valoriza muito mais a prova até porque para as pessoas com poucas condições existe a isenção.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental para o acesso as Universidades brasileiras, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) o estudante tem a oportunidade de ingressar em uma das 115 instituições públicas. Além disso a realização da prova é um critério para receber o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Maiores de 18 anos ao realizarem o Enem podem ainda obter a certificação do ensino médio.
As estudantes descrevem a prova que ocorrerá dia 24 e 25 de outubro como interdisciplinar e desafiadora, Melissa complementa dizendo que a prova é muito longa e isso acaba atrapalhando, pois gera cansaço, tanto físico como psicológico. Porém conta que os conteúdos são muito bem aplicados, porque geralmente as questões são relacionadas ao cotidiano. “Tu deves conhecer o que te rodeia, consequentemente isso acaba ajudando na redação, na qual tu tem que ter conhecimentos gerais interligados. Finaliza a aluna.
Vale lembrar que no ENEM 2015, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.