As histórias do bairro Rosário e seu pôr do sol iniciaram em um projeto no primeiro semestre de 2015, na disciplina de Jornalismo Online, com o professor Mauricio Dias, conforme foi relatado na reportagem da semana anterior.
A fanpage Pôr do Sol do Rosário deu tão certo que a turma deste segundo semestre dá continuidade aos trabalhos. Os vinte alunos dividiram as tarefas e saíram pelo bairro colhendo relatos de pessoas que nasceram ou optaram residir por ali.
Adriana Aires, Fabian Lisboa e Rubi Renck Pires são responsáveis pela divulgação, por meio de matérias postadas na Agência Central Sul. Paola Saldanha, Deivid Pazatto, Tayná Lopes Silva e Guilherme Trucollo cuidam da série de vídeos Antes do Sol de Pôr, disponível no canal do YouTube. Agnes Barriles, Alisson Ribeiro, Sarah Vianna e Pedro Gabriel fazem reportagens sobre o bairro e seus moradores. Julia Trombini e Victoria Martins registram as imagens do Rosário, por meio de fotografias postadas nas redes sociais. Larissa da Rosa e Caroline Moraes cuidam da produção gráfica, como os webcards relativos às metas alcançadas e à divulgação da página e dos perfis. Eduardo Schneider é o criador dos memes. Emily Costa, Natália Zuliani, Larissa Essi e Tisa Lacerda gerenciam as mídias sociais (Facebook, Twitter e Instagram), interagem com os internautas, que encaminham fotos, e organizam as postagens.
Ao ser questionada sobre a participação no projeto da fanpage, a acadêmica Tisa Lacerda, do 2º semestre de Jornalismo, disse que é algo muito bom. “Gosto de acompanhar a evolução da página, crio uma expectativa bem grande, traço metas, corro atrás, faço com que as pessoas curtam, os meus amigos pelo menos. É uma adrenalina. Gosto de me envolver bastante com as publicações. É algo com que me identifico bastante”, ressalta.
Larissa da Rosa, também do 2º semestre, comenta sobre o trabalho com a produção gráfica. “Achei muito bom. A gente adquire muita experiência na prática que na teoria a gente não consegue. Claro que a teoria é essencial, mas até a gente experimentar aquilo não temos noção do que irá acontecer, como irá funcionar. Gostava de fazer em casa, mas não tinha experiência. Está sendo sensacional”, destaca.
A meta agora é atingir as duas mil curtidas na página no Facebook.
Se você ainda não curtiu, acesse o link abaixo e não deixe de apreciar o que o Rosário tem para oferecer.
Por Adriana Aires para a disciplina de Jornalismo Online
Acompanhe a série de vídeos Antes do sol se pôr
Antes do sol se pôr
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=GZXlIS3o72k”]
A fé no Rosário
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=dgvjgrs6Qww”]
A educação no Rosário
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=z7hApNyY3nE”]