Localizado na avenida Rio Branco, esquina com a rua Silva Jardim, o prédio 8 abriga o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Defensoria Pública Estadual, Procon, Centro Interdisciplinar de Mediação (CIM), Agência de Turismo, Editora Unifra e, em breve, as empresas que farão parte da Incubadora Tecnológica.
Estavam presentes na inauguração a reitora Irani Rupulo; a sercretária de Município de Turismo, Norma Moesch representando o prefeito Cezar Schirmer; coordenadores de área e professores da Unifra entre outras autoridades locais. A benção ao local foi dada pelo frei Valdir Pretto.
“Guardiã da memória de uma cidade, mais do que um novo campus, a Unifra resgata a memória e contribui para a revitalização”, elogia a secretária Norma Moesch ao se referir à revitalização da avenida Rio Branco e do antigo hotel Glória.
Destinado para o aprimoramento prático dos estudantes e atendimento à população, o Centro de Integração, Conhecimento e Sociedade busca melhorar o exercício da cidadania em seus atendimentos. Segundo a reitora Irani Rupulo, a Unifra já prestou 9.601 atendimentos na área da saúde em 2010. No atendimento jurídico 6.200 pessoas já foram atendidas por professores e alunos. As novas instalações, além melhorarem os serviços ofericidos à comunidade de Santa Maria, vão ampliar as práticas curriculares e estágios complementares dos acadêmicos.“A missão da Unifra é aprimorar o conhecimento humano e profissional”, diz a reitora.
Após a inauguração, o público presente foi convidado a conhecer as novas instalações durante uma visita dirigida, com o esclarecimento dos serviços que são oferecidos no local.
Fotos: Rômulo D’Avila (Laboratório de Fotografia e Memória)