Patriotismo: “É o sentimento de amor e devoção à pátria, aos símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com sua pátria, pode se identificar um patriota”.
Na próxima segunda-feira, 7 de setembro, apogeu das comemorações alusivas à Semana da Pátria, realiza-se o tradicional desfile na avenida Medianeira, às 9 horas. Participam entidades locais, colégios da rede pública e privada, quartéis, base aérea de Santa Maria, escoteiros, CTG’s e autoridades locais, segundo informa a assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria.
A surpresa deste ano é a notável diminuição de escolas participantes devido ao recesso prolongado em função da Gripe A (H1N1).
Márcia Abelin Borges, professora do colégio Centenário, destaca que após dias de afastamento seria incoerente sair às ruas, uma vez que o contágio ainda é alto. Ela ainda explica que isso é agravado com a dificuldade cada vez maior de convencer os alunos a desfilarem.
Para você, o que é ser patriota?
O sociólogo Rodrigo Silva Jardim diz que não existe mais esse espírito de patriotismo no dia 7 de setembro e, sim, manifestações de amor à pátria, por exemplo, em eventos esportivos.
Rodrigo ainda pontua que a massificação e a imposição de um padrão de vida, principalmente com o advento da internet, implica num esvaziamento nessas datas. Para ele, isso não é só reflexo de uma mudança de comportamento, mas fundamentalmente de governo.
Questionado acerca do significado de ser patriota, o público nas ruas dividiu-se em uma parcela de confusos e outra dos tomados pela convicção e sentimento de patriotismo. Acompanhe na enquete:
Roberto Ripe, 37 anos – Policial Militar
''Ser patriota é exercer o seu direito de cidadão e acima de tudo fazer prevalecer seus direitos e deveres''.
Luciana Guarda, 20 anos – Estudante
'' Sendo escoteira entendo o patriotismo por servir a pátria com muito amor e respeito ''.
Roberto Pezi , 72 anos – Radialista
''É o que eu queria que todo brasileiro fosse. É ter respeito para com os emblemas da pátria, o hino nacional e manter interesse no futuro do país, começando pelo voto''.
Sônia dos Santos, 41anos – Cozinheira
''É proteger sua comunidade, seu bairro, sempre lembrando de quem está ao seu lado, começando pelo vizinho. É assim que começa o espírito do patriota''.
Claiton Bertazzo,16 anos- Estudante
'É ser uma pessoa importante''.
Ivo Elias Chami Filho, 50 anos – Comerciante
''É ter amor pela nossa nação''.
Leomar Bohrer, 40 anos- Bancário
''Defender o país em qualquer lugar, vestindo a camiseta brasileira, seja no esporte, seja na guerra''.
Wanderlei Oliveira, 74 anos – Aposentado
''Respeitar os símbolos da nação, parar com a corrupção, sempre visando um Brasil melhor ''.
Gabriel Hei, 18 anos- Estudante
''Cumprir deveres e usufruir de seus direitos. Pensar no próximo''
Fernanda Bortoluzzi,16 anos – Estudante
''É integrar e honrar a sociedade''.
Fotos: Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)