A Jornada Científica de Jornalismo, que aconteceu nos dias 25 e 26, atraiu acadêmicos de todos os semestre para as apresentações dos trabalhos de TFG. Entre o público estava o aluno Maurício Galarça do 4º semestre que afirma que “a Jornada contribui positivamente para que os alunos conheçam assuntos novos, como o trabalho do Iuri sobre News Games, que, provavelmente, serão tendências para o nosso futuro.”
O acadêmico Luciano Coletto, do 1º semestre, considera a jornada importante no que diz respeito a integração entre o pessoal do primeiro e últimos semestres, pois assim podem ter uma “base” de como será a apresentação do TFG, assim como ajuda com as idéias do que falar e qual assunto escolher. Já Luiza Rorato, acadêmica do 3º semestre, acredita que o evento faz com que os alunos de outros semestres se sintam mais próximos do Trabalho Final de Graduação, em que se pode ver como é fazer e apresentar o TFG I. “A experiência é muito boa porque a gente tem uma visão dos trabalhos que estão apresentando e tem uma base de como começar o nosso, dos primeiros passos”, comenta.
Ariel Portes, aluno do 2º semestre, diz que é importante para quem está no início da faculdade já direcionar o tema,focar no veículo que irá analisar, procurar um professor com que se identifique e até enfrentar o nervosismo quando chegar a sua vez. “Eu, no segundo semestre, já começo a ter noções de ideias para quando vier a minha vez de apresentar. Acho muito válido e sempre que posso venho assistir, porque isso sempre contribui, independente do semestre que esteja, nos faz refletir e ter mais ou menos uma ideia do que esquematizar para o futuro”, diz.
Texto: Bibiana Iop e Mariana Olhaberriet para a disciplina de Jornalismo Digital I