Nos dias 25 e 26, a XVI Jornada Científica foi promovida pelo curso de Jornalismo. A Jornada ocorreu no Salão Acústico do prédio 14, no conjunto III do Centro Universitário Franciscano.
Em relação às pesquisas, Glaíse Palma, responsável pela coordenação do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Lapec), destaca que o contexto midiático atual está refletido nos trabalhos desenvolvidos. “Na turma deste semestre, aparece muito o audiovisual, os games e a Netflix, por exemplo. Vivemos a cultura do audiovisual e isso se reflete nas pesquisas”, observa. Dos 15 trabalhos dos acadêmicos matriculados em Trabalho Final de Graduação I, nove abordam o audiovisual de alguma forma.
Segundo a professora Glaíse, “a Jornada ocorre todo semestre, e participam apresentando trabalhos todos os acadêmicos do sétimo semestre que estejam cursando o TFG I. Para cada trabalho apresentado há um avaliador correspondente, um professor que lê o trabalho e busca contribuir com a construção da investigação”, explica. A professora declara que a importância da Jornada se demonstra no intercâmbio de ideias e no compartilhamento das investigações em andamento. “Por meio da Jornada é possível aos alunos saberem as áreas de pesquisa dos professores, os temas que estão sendo pesquisados, as bibliografias que podem ser consultadas para estudar determinado tema”, comenta. O resultado é uma troca de ideias e a construção de conhecimento coletivo, conforme afirma Glaíse.
Texto: Tiago Teixeira para a disciplina de Jornalismo Digital I