A Brigada Militar de São Martinho da Serra recebeu um novo policial há aproximadamente duas semanas. O 4º Grupamento de Polícia Militar (4º GPM) tinha dez policiais em 2011. Porém, alguns se aposentaram e agora a cidade tem seis, que se revezam em duplas no patrulhamento do território martinhense.
“A redução de policiais é consequência das aposentadorias e não é possível a reposição em virtude da crise econômica. Outras questões como problemas de saúde e férias contribuem para a diminuição do efetivo”, comenta o comandante da Brigada Militar, sargento Lauricio Menezes Chaves.
A atuação no policiamento ostensivo está voltada para os horários com mais circulação de pessoas. As patrulhas são feitas próximas às agências bancárias, postos de saúde, escolas e comércio. A finalidade é aumentar a sensação de segurança. Para Lauricio, a criminalidade no município é baixa. Quando questionado sobre o papel da sociedade, o comandante diz:
“A comunidade também pode apoiar a ações da Brigada adotando cuidados com sua segurança e informar as possíveis ações delituosas. Nas propriedades rurais, cuidado com veículos estranhos e movimentações em qualquer horário. Uma medida que pode auxiliar a polícia é a instalação de câmeras de vigilância, o que inibe a ação de delinquentes”.
O empresário Anderson Ramos, 37 anos, relata que apesar da dificuldade do estado, a Brigada atua de forma responsiva. “Creio que apesar das dificuldades, aqui na cidade eles se desdobram bastante. A insegurança é contínua. Porém, quando precisamos, eles estão à disposição para resolver nosso problema”, afirma o empreendedor que possui um restaurante no centro da cidade.
Os telefones úteis da Brigada Militar: São Martinho da Serra: (55) 32771187 e (55) 999589161, Santa Maria: (55) 32206413 e Patrulha Rural: (55) 999690907.
Texto: José Matheus Beck Brasil para a disciplina de Jornalismo Digital 1