Ocorreu entre os dias 15 e 17 de novembro, das 17h às 21h, a I Mostra Cultural de Santa Maria. Realizada pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Santa Maria, a atividade aconteceu na Praça Saldanha Marinho, e reuniu dezenas de pessoas. O espaço recebeu apresentações teatrais, musicais e de canto, além de exposições fotográficas, jornalísticas, de artes visuais e mostra de dança. Entre as modalidades estavam: Cultura em Cena (teatro e circo); Cultura em Movimento (dança) e Cultura em Canto (música).
Segundo o organizador da mostra, coreógrafo Fernando Serpa, 33 anos, a atividade ocorreu em caráter experimental. ‘’A ideia é no futuro transformar em feira cultural, que consequentemente, terá mais apoio’’, disse o coreógrafo. Fernando ainda destacou que a maioria dos grupos inscritos esse ano foram de dança, mas que quer atingir outros segmentos no ano que vem. ‘’Na segunda edição da Mostra, vamos ter um evento bem maior, pois teremos o ano inteiro para divulgar’’, completou o organizador.
A coreógrafa Natalia Horvath, 21 anos, levou seu grupo ‘’Super Ação através da arte’’, da ONG ‘’Nossa vida Sua vida’’, para se apresentarem. ‘’Eu não trabalhava com crianças, somente com adultos. Mas aceitei o convite da diretora do projeto, Vera Pinto, porque eu vim de um projeto social, e isso me motivou muito para eu participar, por isso que aceitei, e estou com ela já a um ano’’, contou a coreógrafa.
Um dos grupos que se apresentou na quinta-feira, 15, primeiro dia do evento, foi o ‘’Ritmo de Camobi’’. Grupo de danças urbanas formado por mais de 60 pessoas. A estudante Claudia Beatriz Macedo, 20 anos, do 2º semestre do curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), conta que compareceu para prestigiar após receber o convite de uma amiga que faz parte do grupo. Segundo ela, a iniciativa é super interessante pois motiva muito as pessoas que trabalham com cultura na cidade e promove uma opção de lazer para todos.
Produzido para as disciplinas de Jornalismo I e Jornalismo Digital I sob a orientação dos professores Sione Gomes e Maurício Dias