Parte da aprendizagem dos alunos do curso de Jornalismo da UFN está na prática. Ao longo do curso eles passam por vários laboratórios e, no vestibular, aproveitam a oportunidade de fazer uma cobertura em tempo real.
O acadêmico do curso de Jornalismo, Francis Barrozo, está atuando no Laboratório de Jornalismo Multimídia Multijor, que tem como principal função neste vestibular produzir notícias para mídias sociais como o Instagram e o Facebook. “Além disso, estamos compartilhando as produções dos outros laboratórios do curso”, ressalta Barrozo. Sobre a experiência o acadêmico conta que: “Estou em um processo de aprendizagem e é uma área muito promissora. Tem que gostar bastante de trabalhar com mídias porque é uma área dinâmica, você tem que estar sempre atualizado”.
O estagiário da Assessoria de Comunicação da UFN, Giulimar Machado, ressalta que é um grande passo trabalhar na cobertura do vestibular: “A experiência é importante pois estamos trabalhando em tempo real, com pessoas e com professores que orientam neste caminho de aprendizagem”.
A acadêmica Thayane Rodrigues explica que faz parte da cobertura do vestibular promover as atividades e elaborar notícias para dar visibilidade ao que acontece na UFN neste dia. Além disso, a acadêmica conta que faz a cobertura para o vestibular desde 2016, ano em que começou na Agência Central Sul com fotos e textos. Já Joedison Dornelles está participando da Rádio Web UFN e diz que está sendo uma experiência muita desafiadora.
Para o professor do curso de Jornalismo da UFN, Carlos Alberto Badke, os acadêmicos estão tendo a experiência da prática jornalística real. “Todo trabalho que está sendo feito sai do âmbito acadêmico. E, mesmo assim, os alunos têm a possibilidade de errar porque os professores estão em volta para orientá-los. Dificilmente vão chegar em um veículo e ter esta possibilidade de alguém ao lado para corrigir”.