
Nesta última semana de agosto, a cidade de Santa Maria está ganhando contornos na cor laranja para trazer destaque à Esclerose Múltipla (EM). Até o próximo dia 30, durante todas as noites, o prédio histórico da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, irá ganhar uma iluminação na cor laranja. A iniciativa é da Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (Apemsmar) e integra o Agosto Laranja, campanha para lembrar o Dia Nacional e Municipal de Conscientização da Esclerose Múltipla, celebrado no próximo dia 30.
Junto com a data, a cor laranja foi escolhida por organizações internacionais para a EM por ser vibrante e jovem, além de representar o fogo que alimenta a vida e desperta a imaginação e a espontaneidade.
Além dessa iniciativa, a Apemsmar realizará nesta sexta-feira, 30, o 2º Simpósio Gaúcho de Esclerose Múltipla no campus da UFSM. Pela manhã, haverá oficinas para pacientes e a comunidade acadêmica, além da roda de conversa com pacientes e familiares. À tarde, será a vez das atividades com profissionais médicos e da área do Direito. Os neurologistas apresentarão a evolução e as novidades dos aspectos clínicos da doença. Logo após, serão abordadas as situações jurídicas envolvidas nos tratamentos.
Para o presidente da Apemsmar, Raphael Simon, o evento, além de dar visibilidade às pessoas que vivem com EM, busca auxiliar na formação de futuros profissionais de saúde, para que eles tenham a devida compreensão sobre a doença.