Acadêmicos se reuniram nesta terça-feira, 17, às 18h30, no Hall do prédio 15 no Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN) para o evento Roda de Conversa.
A ação foi organizada em função do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, com o objetivo de conversar sobre a saúde mental dos universitários e dar oportunidade a eles de compartilhar sobre suas angústias. Isso porque, apesar de possibilitar o desenvolvimento individual, o ambiente acadêmico pode trazer consequências negativas para a mente humana devido à pressão dos prazos, avaliações e compromissos universitários, que podem vir a desencadear uma série de problemas psicológicos.
Para falar sobre as frustrações da população universitária foram convidados o professor Felix Guazina, mestre e doutor em Psicologia Social pela PUCRS e especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde mental comunitária pela UFRGS, e a professora Vânia Fortes de Oliveira que possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e é especialista em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
Além de dar o lugar de fala para os alunos presentes, os especialistas ressaltaram a importância de falarmos de nós mesmos. “Se a gente não fala sobre a gente, nós adoecemos” destacou a professora Vânia Fortes.
Se estiver passando por alguma situação em que precisa de ajuda especializada, a UFN oferece atendimento gratuito para estudantes, funcionários e professores da Universidade Franciscana, através do Programa de Atenção Integrada em Psicologia (PAIP).
Os atendimentos individuais do Programa acontecem mediante agendamento prévio, que deve ser feito na Secretaria do prédio 17, conjunto III da UFN, das 8h às 18h.