Durante o mês de setembro até outubro serão posicionados radares móveis nas principais rua e avenidas de Santa Maria. A Prefeitura de SM está realizando a colocação dos aparelhos para promover um levantamento de dados que servirão de subsídio para a implementação do sistema de monitoramento e cercamento eletrônico nas ruas da cidade.
Os aparelhos serão capazes de identificar placas de veículos, se o veículo transita em velocidade de acordo com a via e se ocorre desobediência aos sinais como o avanço ao sinal vermelho e a faixa de segurança. O monitoramento acontecerá 24 horas por dia durante a semana e será monitorada pela nova central de vídeo que irá reunir os órgãos de segurança pública na Avenida Medianeira.
A instalação dos aparelhos serve para auxiliar na hora de decidir quais vias necessitam de intervenções. Desse modo, os dados irão reafirmar o quanto é preciso promover ações para reverter tais infrações que ocorrem no trânsito, como o excesso de velocidade. A Prefeitura da cidade disponibilizou dados que mostram motoristas dirigindo a mais de 100 km/h dentro da cidade, com a maior velocidade registrada em 132 km/h na Av. Luiz Pozzobon.
Como os aparelhos servem apenas como um objeto de estudo para após ser instalados o cercamento eletrônico, eles não geram multas aos motoristas que cometem as infrações diante da legislação de trânsito. O Executivo Municipal iniciou a instalação dos controladores de segurança nas avenidas João Luiz Pozzobon no Bairro Km 3, Hélvio Basso no Bairro Uglione e na Walter Jobim no Bairro Patronato.
A empresa que irá realizar o monitoramento e o cercamento eletrônico é a Vigilare Sistemas de Vigilância. Serão instaladas 691 câmeras fixas em pontos estratégicos, delimitando o perímetro de controle da cidade. E ainda, equipamentos de alarmes, controle dos semáforos e de rastreamento veicular. A Prefeitura homologou a empresa de vigilância como vencedora do Pregão Eletrônico aberto no dia 28 de junho, e serão investidos R$ 5.879.870,88 para atender as necessidades no trânsito na cidade.
Fonte: Superintendência de Comunicação Prefeitura Municipal de Santa Maria