O Arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Antônio Brustolin recebe o sinal de missão pastoral em comunhão com o Romano Pontífice, tradição que ocorre desde o século VI, em celebração prevista para amanhã, dia 21 de abril, às 1oh, na Basílica da Medianeira. A cerimônia é marcada pela vinda do Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, ao Rio Grande do Sul, trazendo o sinal da unidade com o Santo Padre, Papa Francisco. O Pálio, símbolo litúrgico utilizado pelo Papa e Arcebispos, é semelhante a um colarinho de lã e representa a ovelha carregada pelo pastor.
Essa tradição ocorre pela primeira vez em Santa Maria. A partir de 2015 o compromisso de entrega da missão pastoral com o Romano Pontífice foi alterado: Anteriormente entregue pessoalmente pelos Papas, passou a ser confiado para os Núncios Apostólicos locais. Na festa de São Pedro de 2021, o Papa Francisco abençoou os Pálios na Basílica de São Pedro em Roma, mas devido a pandemia, os Arcebispos brasileiros não puderam comparecer.
A missa oficializando esse momento irá contar com diversas autoridades eclesiásticas, civis, militares e acadêmicas. A Reitora da Universidade Franscicana, Iraní Rupolo, estará presente na Celebração na Basílica da Medianeira.
Colaboração: Vitória Oliveira