Os países desenvolvidos estavam entre os mais procurados no Fórum Global, promovido pela AIESEC, ocorrido em Santa Maria, na primeira semana de Abril. Entre os stands de escolas de idiomas e agências de viagem, Cuba estava representada pela Associação Cultural José Martí e pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos. Cuba é um dos seis países socialistas do mundo e chamou a atenção dos visitantes.
Associação Cultural José Martí
A Associação José Martí viabiliza contatos entre o Brasil e Cuba. A sua sede fica em Porto Alegre*. É uma entidade civil, sem fins lucrativos e tem a finalidade de difundir e defender os interesses dos povos do mundo, ampliando o entrosamento cultural.
Segundo o médico e representante da Associação José Martí, Fernando Maria Santos, “o país é muito desenvolvido na área de saúde. Morei e estudei durante sete anos lá, e as tecnologias são tão desenvolvidas quanto aqui; claro que os valores são mais elevados, devido à economia socialista, mas o investimento na saúde e na educação é prioridade em Cuba”, afirma.
A visitante do Fórum e estudante de direito, Caroline Góes acrescenta: “eu jamais imaginei que numa feira como esta Cuba iria estar aqui. Nós temos uma idéia bastante errada de lá, pelo que pude perceber, depois de falar com os expositores”.
ICAP
O Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos (ICAP) é uma entidade que relaciona diversos países com Cuba. Preocupados com o bloqueio de informações que a ilha – possivelmente – sofre dos Estados Unidos, fornecem dados reais do contexto vivido em Cuba.
“O ICAP é bem atuante, e promove uma série de eventos para a mobilização social em Cuba. Para os estrangeiros, o Instituto funciona com uma janela de informações sem preconceitos e real. Estive estudando na ELAM (Escola Latino Americana de Ciências Médicas), fundada em 1999”, afirma o estudante Thomaz Farias, que retornou há um mês do país.
* Reuniões todas as quintas–feiras, às 19 horas, na Rua Lima e Silva, 280 (SEMAPI) – Cidade Baixa –Porto Alegre -RS.