A abertura oficial do IV Fórum de Comunicação Social ocorreu no salão de Atos do Campus II, às 19h30min. Estavam presentes os professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além dos inscritos no Fórum. A palestra do jornalista Ricardo Fontes Mendes, que também ministrou um workshop sobre Jornalismo Investigativo, abordou como tema central "as redações de terceira geração". |
As redações modernas, segundo ele, são resultados da evolução das tecnologias. As redações de jornal e de veículos de comunicação passaram por três fases: a primeira geração, nos anos 70, era composta por máquinas de escrever e compreendia um processo linear. A partir daí, na década de 80, houve uso do computador e um esboço de redes de comunicação nas redações, configurando a segunda geração.
Já as redações atuais, as de terceira geração, a partir dos anos 90, fazem o uso de softwares a serviço da convergência de canais e conteúdos, além do uso inevitável da internet. Os ambientes atuais dos meios de comunicação, com o avanço das ferramentas tecnológicas, trazem até mesmo uma nova organização hierárquica na estrutura dos profissionais de televisões, jornais e rádios.
Confira a entrevista com o palestrante Ricardo Fontes Mendes
Fotos: Núcleo de Fotografia e Memória – UNIFRA